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Publicado em 03/03/2017 12:01:00
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O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio da Comissão de Implantação de Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) e da Comissão de Estudos Relativos à Navegação Aérea Internacional (CERNAI), promoveu, no último dia 22 de fevereiro, uma conferência internacional sobre o conceito A-CDM (Airport Collaborative Decision Making/ Processo de Tomada de Decisão Colaborativa em Aeroportos).

O evento, realizado no Hotel Excelsior Copacabana, Rio de Janeiro, reuniu palestrantes que representaram importantes organizações internacionais envolvidas em processos de implementação e/ou execução do A-CDM, como o Diretor-Geral da Eurocontrol, Frank Brenner, o CEO do Aeroporto de Munique-Franz Josef Strauss, Michael Kerkloh, o Diretor de Operações do Aeroporto de Guarulhos, Miguel Dau, o Vice-Presidente de Operações da Gol, Sergio Quito, o Diretor da Atech, Delfim Ossamu, o Diretor da Saipher, Luiz Tanaka, bem como o Gerente de Projetos da CISCEA e Gerente do Programa de Implementação do A-CDM no Brasil, Marcos Abreu, o Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento, o Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, e o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino.

O conceito do Processo de Tomada de Decisão Colaborativa em Aeroportos propõe um eficaz compartilhamento de dados entre os parceiros envolvidos na atividade aeroportuária e na gestão do fluxo de tráfegos aéreos, através de uma intensa colaboração de cada parte, trabalhando em conjunto e tomando decisões baseadas em informações mais precisas e de maior qualidade, onde cada informação tem exatamente o mesmo significado para cada parceiro envolvido.

A implantação do A-CDM visa melhorar a gestão de capacidade nos Aeroportos e o fluxo de tráfego aéreo pela redução dos atrasos, aumento da previsibilidade de eventos e otimização da utilização dos recursos operacionais, além de propiciar uma redução nas emissões de CO2 e nos ruídos das aeronaves e de contribuir para a redução dos tempos de espera e para o planejamento de recursos e dos tempos de voo.

Para o Diretor-Geral do DECEA, o Processo de Tomada de Decisão Colaborativa em Aeroportos é a principal ferramenta empregada atualmente na busca de soluções integradas e inteligentes para a racionalização da movimentação de aeronaves em Aeroportos. "O compartilhamento de dados A-CDM propiciará uma análise pós-operacional esclarecedora e o registro de tendências operacionais típicas e incomuns, que permitirá um melhor planejamento e, por consequência, uma melhor previsibilidade operacional", afirmou o Oficial-General.

Desde de janeiro de 2013 no comando da Eurocontrol, Frank Brenner, Diretor-Geral da organização intergovernamental que reúne atualmente 41 estados-membros, não poupou elogios ao conceito A-CDM. O Sr. Brenner abordou os benefícios na execução do conceito em Aeroportos europeus e enumerou resultados já quantificados de redução de custos, aumento de predictabilidade e agilização de procedimentos operacionais de pátio, especialmente no caso do Aeroporto Internacional de Londres – Heathrow. Segundo o Sr. Brenner, um terço dos movimentos aéreos europeus já partem de Aeroportos que adotaram o A-CDM. Fora da Europa, experiências de sucesso vêm ocorrendo nos Aeroportos internacionais de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de Auckland, na Nova Zelândia e de Changi, em Cingapura.

No Brasil, a implementação do A-CDM foi viabilizada a partir de um acordo assinado pelo DECEA e a Eurocontrol em outubro de 2015. Na ocasião, em meio à Conferência Internacional ATC Global 2015, em Dubai, fora acordada a cooperação entre as duas organizações para a otimização do intercâmbio de informações e dados operacionais de voos entre América do Sul e Europa, sobretudo no que tange à colaboração para o Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM - Air Traffic Flow Management).

De acordo com o Gerente de Projetos da CISCEA e Gerente do Programa de Implementação do A-CDM no Brasil, Marcos Abreu, a implementação do conceito no Brasil se iniciará no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) e, depois, seguirá para os Aeroportos Internacionais de Confins (BH) e do Galeão (RJ). "Já passamos da fase de montagem do framework, onde contaremos desde o nível estratégico de decisão nacional (steering board), composto pelo DECEA, ANAC, SAC, IATA, ABEAR, ANEEA e CEO do Aeroporto, até o menor nível tático de aplicação das atividades operacionais de Aeroporto. O próximo passo que será o inventário dos marcos operacionais (milestones) do fluxo aéreo, que possibilitará a definição dos requisitos para a implementação da plataforma ACISP (A-CDM Information Shering Plataform), que tem a finalidade de prover serviços aos usuários do programa. Resumindo: o projeto vêm implementar novos processos aos já existentes, motivando o balanceamento da cultura operacional de Aeroportos", explicou o Gerente.

Para disponibilizar dados a seus parceiros, a CISCEA coordenará o desenvolvimento, a médio prazo, de uma plataforma de compartilhamento de informações referente aos fluxos e movimentações aeroportuárias, que, juntamente aos procedimentos definidos e acordados pelos parceiros, será a ferramenta destinada a consecução dos objetivos de A-CDM. "A CISCEA é o órgão implantador dentro do DECEA. Qualquer sistema só entra no Controle do Espaço Aéreo via CISCEA, que tem a expertise em contratar e implantar qualquer novidade ou sistema que esteja em vigor no mundo todo. No caso do A-CDM, como não temos essa expertise no Brasil, e também por ser mais seguro e econômico, é provável que se busque um parceiro no exterior, onde já existem sistemas eficientes e aprovados", explicou o Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro Almeida.

A implementação do A-CDM no Brasil trará benefícios já consagrados mundialmente ao país, aprimorando a qualidade e a predictabilidade dos dados, sobre os quais muitas decisões de gerenciamento de tráfego aéreo e de movimentações em Aeroportos são tomadas. O conceito A-CDM gerará maior eficiência operacional, redução de custos e uma condução mais sustentável da atividade.

Confira abaixo a programação do evento:

 

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA

Edição: 2º Ten REP Camille Barroso

Fonte: Daniel Marinho - ASCOM/DECEA

Fotos: Fábio Maciel e Luiz Perez - ASCOM/DECEA