Portal do Governo Brasileiro
Detalhes
Publicado em 22/01/2019 10:37:00
Acessos: 0

A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) celebrou, na tarde do dia 17 de janeiro, a assinatura de três contratos com a empresa Atech para prover a centralização do gerenciamento de planos de voo suportada pelo Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (SIGMA), integrado ao Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional (SAGITARIO), que já permitem uma série de facilidades aos seus usuários tanto no preenchimento dos planos de voo, quanto no gerenciamento dos mesmos pelas autoridades responsáveis.

No evento estavam presentes o Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos; o Chefe do Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino; o Vice-Presidente da CISCEA, Coronel Aviador Álvaro Wolnei Guimarães; o futuro Chefe da Divisão Operacional (DO) da CISCEA, Coronel Aviador Cyro André Cruz, que assumirá a divisão no fim deste mês, além de militares e civis da DO e do Presidente e do Diretor da empresa Atech, Edson Carlos Mallaco e Delfim Miyamaru, respectivamente.

Face à centralização das tarefas de gerenciamento das intenções de voo no SIGMA, faz-se necessário como pré-requisito a instalação de recursos físicos e de sistemas robustos que garantam uma operação ininterrupta dos sistemas envolvidos.

A adoção da centralização da gerência das intenções de voo no Brasil permitirá o tratamento, análise sintática e semântica das mensagens de Serviço de Tráfego Aéreo (ATS, do inglês Air Traffic Service) e proporcionará a otimização da interferência humana no processo, com a consequente redução de esforços e da carga de trabalho. Além disso, os pilotos, os Despachantes Operacionais de Voo (DOV), as autoridades e os demais interessados terão a possibilidade de acompanhar o processamento das intenções de voo em todas as suas etapas, garantindo, ao final, que a intenção de voo apresentada corresponda com fidelidade à autorização do órgão de Controle de Tráfego Aéreo (ATC, do inglês Air Traffic Control).

As empresas aéreas poderão utilizar seus sistemas para entrega, em lote, das intenções de voo no formato de mensagens ATS. A integração do SIGMA com os sistemas automatizados de intenções de plano de voo (SIGMA), a visualização e tratamento de dados (SAGITARIO) e os sistemas de gerenciamento de torre (TATIC) são de extrema importância para a centralização do gerenciamento de plano de voo e deverá proporcionar total integração com os diversos órgãos e sistemas relacionados.

O Presidente da CISCEA agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância das aquisições, que são vitais para a modernização dos sistemas de controle do tráfego aéreo. “Os benefícios operacionais da centralização de planos de voo provocarão um salto na qualidade dos serviços prestados pelo DECEA”, declarou o Major-Brigadeiro Fernando.

Para o Brigadeiro Bertolino, a assinatura dos contratos marca o início de uma nova fase. “É a primeira vez que que estamos fazendo um planejamento conjunto de atualização de dois softwares, que são o SIGMA e o SAGITARIO.  Sempre tratamos os dois de forma isolada, e a centralização de planos de voo acabou forçando isso. Um salto que o DECEA dá na área de Gerenciamento de Tráfego Aéreo e Gerenciamento de Fluxo Aéreo. Resultado de um esforço conjunto que a gente vem procurando há muito tempo”, elogiou o Chefe do SDOP do DECEA.

Seção de Comunicação Social da CISCEA
Texto: 1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso (SECOM/CISCEA)
Fotos: 1º Sgt BFT Mauri Pantoja Muniz (ICA)
Fonte: Camilla Aguiar Hutmacher (DO/CISCEA)