Portal do Governo Brasileiro
Detalhes
Publicado em 15/05/2017 09:16:00
Acessos: 0

A empresa canadense Raytheon recebeu em suas instalações, em Waterloo (Ontario), Canadá, o Chefe da Divisão Técnica da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Tenente Coronel Engenheiro André Eduardo Jansen, acompanhado pelo Chefe da Subdivisão de Radiodeterminação do 4º Centro Intergrado de Defesa e Controle do Espaço Aéreo (CINDACTA IV), 1º Tenente Especialista em Comunicação Otacílio Alves da Silva Junior e pelos Engenheiros Paulo Roberto Magalhães e Manoel Luiz Ribeiro (CTCEA), no período de 02 a 04 de maio, para participar das atividades da Revisão Crítica de Projeto (CDR, do inglês Critical Design Review) de modernização dos radares ASR23SS.

 

O contrato relativo aos serviços técnicos e especializados para a modernização desses radares foi assinado entre a CISCEA e a empresa Raytheon em dezembro de 2016. Em março de 2017, a CISCEA sediou as atividades de Revisão Preliminar do Projeto (PDR, do inglês Preliminary Design Review) de modernização dos radares ASR23SS. Neste evento, foram tomadas decisões de projeto que foram utilizadas como subsídios para a geração do CDR.

Os radares ASR23SS estão localizados em Conceição do Araguaia (PA), Macapá (AP), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Santarém (PA), São Luís (MA) e Vilhena (RO). A cadeia reduzida do radar primário ASR23SS e as demais estações de testes se encontram na sede do CINDACTA IV, em Manaus (AM).

Estes radares estão em operação na Região Amazônica desde o ano 2000. A evolução técnica nas linhas de fabricação, a integração cada vez maior de componentes, partes e peças, e a vertiginosa evolução técnica dos sistemas, equipamentos e softwares de tratamento de sinal e de gerenciamento, motivam tal modernização que, adicionalmente, proporcionará o aumento do ciclo de quinze anos no ciclo de serviço, bem como do seu suporte de manutenção.

Ao longo da reunião, os representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) analisaram os planos de trabalho, executivo, de treinamento, de operação assistida e de garantia técnica propostos pela empresa Raytheon para a modernização dos radares. A atuação da equipe técnica da CISCEA e do CINDACTA IV no CDR assegurou que o projeto esteja alinhado às expectativas da CISCEA, em conformidade com os requisitos técnicos, logísticos e industriais expedidos pelo Subdepartamento Técnico (SDTE) do DECEA.

 

Para o Tenente Coronel Jansen, essa participação foi importante e oportuna, uma vez que todos os riscos de projeto foram devidamente identificados e que as mitigações apresentadas certamente contribuirão para a construção de uma solução de melhor performance para os radares ASR23SS. "É fundamental, para o sucesso do empreendimento, que os representantes da Raytheon entendam plenamente as características inerentes à Região Amazônica, as quais acarretam em significativas dificuldades técnicas e logísticas para a condução dos trabalhos, que devem ser devidamente tratadas, ainda na fase de planejamento.", explicou Chefe da Divisão Técnica da CISCEA.

 

Os próximos passos do projeto serão o desenvolvimento das evoluções técnicas, tanto de hardware quanto de software, por parte da empresa Raytheon, seguido do recebimento em fábrica dos subsistemas dos radares a serem evoluídos, assim como de suas novas funcionalidades.

 

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA 

2º Tenente REP Camille Barroso 

Fotos: Tenente Coronel Jansen