Portal do Governo Brasileiro
Detalhes
Publicado em 20/12/2018 15:48:00
Acessos: 0

A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) assinou, no dia 18 de dezembro, o contrato de aquisição de equipamentos e serviços para o fornecimento de quatro estações transportáveis de comunicações seguras de voz e dados terra-ar, incluindo um Centro de Controle e a logística associada, para equipar o Primeiro Grupo de Comando e Controle (1º GCC).

O evento ocorreu na sala de reuniões da presidência, e contou com a presença do Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos; do Chefe da Divisão Técnica, Coronel Engenheiro Andre Eduardo Jansen, do Gerente de Projetos Claudio Silva de Macedoe dos representantes da empresa Rohde & Schwarz, Andrés Betancourt, Alipio A. Teixeira e Igor Luvizeto.

A atual dificuldade de suporte logístico do fabricante devido à obsolescência dos equipamentos causa a carência de sobressalentes para este sistema. A substituição das Estações Data Link do 1º GCC, em operação desde a época do Projeto do Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM), aumentará a disponibilidade de emprego daquele órgão, bem como permitirá a geração de itens sobressalentes para a rede fixa operada pelo Quarto e pelo Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA IV e II), provenientes das estações substituídas.

Com capacidade de criptofonia e salto em frequência, além de toda a logística associada, as DLRS (Data Link Remote Station) compõem um sistema de comunicações seguras terra-avião para transmissão de voz e dados. Este sistema permite que informações sensíveis possam trafegar de forma bi-direcional entre as aeronaves equipadas e a rede Data Link de solo, sem o risco de interceptação ou interferência. As estações transportáveis em aquisição permitirão ao 1º GCC complementar a rede Data Link existente durante operações militares, onde uma eficaz proteção das comunicações terra-avião se torna necessária.

O Presidente da CISCEA declarou que “ogrande desafio desse projeto será a integração de todos os sistemas e equipamentos envolvidos, como rádio, software, usuário, aeronave, aplicações operacionais e a coordenação com as outras organizações envolvidas além da CISCEA, tais como o DCTA e a COPAC, mantendo a interoperabilidade”.

Os novos sistemas/rádios definidos por software têm capacidade de adaptação e manterão a interoperabilidade com a rede Data Link atualmente em operação, que serão gradativamente substituídos e utilizados como sobressalentes, seguindo o cronograma de implantação definido pela CISCEA, com previsão de finalização ainda em 2019.

Seção de Comunicação Social da CISCEA
1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Fotos: Fábio Maciel (ASCOM/DECEA)