Portal do Governo Brasileiro
Detalhes
Publicado em 18/01/2019 11:17:00
Acessos: 0

No dia 20 de dezembro, a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) assinou o contrato para implantação de radares de vigilância de rota primários e secundários, nas localidades de Ponta Porã (MS), Corumbá (MS) e Porto Murtinho (MS), todos shelterizados, para operação não assistida nessas localidades.

O acontecimento ocorreu na sala de reuniões da presidência, e contou com a presença do Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos; do Chefe da Divisão Técnica, Coronel Engenheiro André Eduardo Jansen; do Gerente de Projetos Claudio Silva de Macedo e dos representantes da empresa Omnisys, Luiz M. D. Henrique, Rodrigo Modugno e Rogério Ribeiro Machado.

A inserção de novos radares proporcionará uma complementação na cobertura radar na região, que faz parte da fronteira oeste do Brasil, hoje coberta por radares de vigilância de rota, não abrangendo toda a extensão do território.

Com a incorporação de Medida de Proteção Eletrônica aos radares LP23SST-NG, de função militar, a atividade possibilitará ganhos na detecção e no tratamento dos alvos no novo segmento de vigilância radar, reforçando a cobertura aérea e a detecção de alvos em níveis mais baixos de voos, permitindo uma melhor vigilância dos movimentos de aeronaves de emprego ilícito ou mal-intencionadas.

O Presidente da CISCEA declarou que “há sempre um grande risco ao investir, considerando as atividades, tanto técnicas quanto administrativas, mas é motivo de orgulho para nós ver uma aplicação que incrementanta a segurança do país. A expectativa, para o futuro, é poder fazer o uso desses equipamentos, para que possamos atender a missão da Força Aérea Brasileira na fronteira.”.

Os equipamentos de radar primário e secundário, objetos dessa implantação, são fornecidos em território nacional, o que é eficiente logística e economicamente, e seguem padronizados para empregabilidade ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Essa oportunidade visa garantir a continuidade de melhoria da segurança operacional para todos os usuários do espaço aéreo brasileiro, um dos pilares de trabalhos desta Comissão.

Seção de Comunicação Social da CISCEA
Texto: 3S SDE Renan Augusto Oliveira de Carvalho
Revisão: 1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso

Fotos: Fábio Maciel (ASCOM/DECEA)