Portal do Governo Brasileiro
Detalhes
Publicado em 03/08/2018 10:38:00
Acessos: 0

A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) passou pelo processo de recertificação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) segundo os critérios da nova norma ISO 9001:2015, conquistando assim mais uma etapa no processo já existente.

O certificado de qualidade foi recomendado ontem, dia 02 de agosto, pelos auditores Alessandro Claudino Pereira e Carlos Lemos Júnior Auditor, do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), responsáveis pela auditoria realizada na Comissão de 31 de julho a 02 de agosto, vistoriando as diversas sessões e avaliando todos os processos internos.

Estiveram presentes o Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos; o Vice-Presidente, Coronel Aviador Álvaro Wolnei Guimarães; o Chefe da Divisão Operacional, Coronel Aviador José Augusto Peçanha Camilo; o Coordenador de Qualidade da CISCEA, Paulo Carvalho, além de representantes das sessões auditadas.

A auditoria tem o objetivo de avaliar a capacidade do SGQ quanto ao atendimento aos requisitos estatutários, regulamentares e contratuais e avaliar a sua eficácia quanto ao atendimento contínuo aos objetivos definidos, além de identificar áreas para possível melhoria do Sistema.

O IFI é o órgão da Aeronáutica, subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), acreditado como Organismo de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), atuando na área da qualidade aeroespacial com recursos humanos extremamente capacitados.

A ISO 9001 é a norma de gestão da qualidade mais conhecida no mundo. A norma é publicada pela ISO (a Organização Internacional para Padronização – International Organization for Standardization), uma organização internacional que cria e distribui normas que são aceitas no mundo todo.

Obter a certificação ISO 9001 demonstra o compromisso da organização com a qualidade do serviço e a melhoria contínua dos processos internos. Os requisitos exigidos pela norma ISO 9001 auxiliam numa maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, verificação da satisfação dos clientes, colaboradores, fornecedores e, entre outros pontos, proporcionam maior organização e produtividade.

A nova versão 2015 da ISO 9001 introduz mudanças muito significativas na abordagem e no conceito do SGQ, como a introdução do pensamento de risco no SGQ, melhor integração com outras atividades do negócio, descentralização do sistema e disseminação das responsabilidades, maior envolvimento da alta direção e maior ênfase no monitoramento do desempenho, trazendo muitos desafios para a implementação, transição e manutenção do SGQ.

No ano passado, a CISCEA promoveu um Curso de Formação de Auditores Internos de Gestão da Qualidade e aplicação da nova norma 2015, além de um briefing sobre Gestão Documental. Em maio deste ano, a CISCEA disponibilizou um treinamento para conscientização da Mentalidade de Riscos na Gestão Empresarial. Essas iniciativas tiveram o objetivo de a atender às orientações do Comando da Aeronáutica e da atualização do processo de Gestão da Qualidade na nova norma ISO 9001:2015.

Segundo Paulo Carvalho, Assessor de Qualidade da CISCEA, o alto comprometimento e apoio da Presidência e Vice-Presidência da CISCEA, em coerência com as boas práticas de melhoria contínua, têm elevado o nível de qualidade interna e externa em seus empreendimentos. Ele afirma, ainda, que essa última manutenção foi um divisor de águas no Sistema de Gestão da Qualidade desta Comissão. "As novas implementações, como a plataforma BIM (do inglês, Building Information Modelling) será um divisor de águas no que tange ao projeto, fiscalização e pós entrega dos produtos da CISCEA. Resumidamente, os órgãos operacionais já estarão, durante o projeto, visualizando suas necessidades, sendo atendidas e posteriormente mantidas. Esta modelagem da construção, com seu conjunto de informações geradas, será mantida em todo o ciclo de vida do projeto (construção). No Centro de Tecnologia da Informação (VTI), o acompanhamento da saúde dos servidores (computadores) via software demonstra a preocupação com a melhoria contínua e a resposta preventiva com relação à qualidade e atendimento imediato aos sistemas da CISCEA”, esclareceu Paulo.

Os auditores destacaram que os pontos fortes encontrados durante a auditoria foram o comprometimento da alta direção com a melhoria contínua da eficácia do SGQ, a capacitação e a previsão de aumento de escopo de certificação da CISCEA, além do investimento contínuo em tecnologias de ponta. “A CISCEA está de parabéns com relação aos investimentos em tecnologia que auxiliam o Sistema de Gestão da Qualidade como um todo. A implementação de alguns sistemas tem auxiliado bastante a avaliação dos processos. O SIGA, por exemplo, é bem completo, um sistema muito bom. A organização já vem sendo auditada há tempos e a gente só percebe melhorias”, elogiou Alessandre, o auditor líder do IFI.

O Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos, destacou que a cultura da CISCEA é de documentar muito bem seus processos e só vê vantagens em percorrer uma lógica documental, e a certificação é um instrumento para saber que o processo está conforme. “Nossa estratégia já era ampliar o escopo de certificação. A gente valoriza esse processo, fazemos investimentos pesados, muitos recursos, precisamos mesmo ter essa rastreabilidade do processo, não por propaganda, mas por necessidade. Agradeço a vocês e à equipe aqui”.

A previsão é de que o escopo de certificação da CISCEA atinja, até o ano de 2020, 100% da Comissão.

Seção de Comunicação Social da CISCEA
Texto e fotos: 1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso