Portal do Governo Brasileiro
Detalhes
Publicado em 23/04/2019 15:21:00
Acessos: 0

A ALA 4, antiga Base Aérea de Santa Maria, inaugurou em solenidade oficial, no dia 16 de abril, sua nova Subestação de Energia Elétrica. 

A solenidade de inauguração foi presidida pelo comandante da ALA 4, Coronel Aviador Elison Montagner, tendo como autoridades militares o General de Brigada Roberto Rodrigues Pimentel e o Coronel de Cavalaria Urubatã Muterle Gama, respectivamente comandante e  chefe do Estado-Maior da 6ª Brigada de Infantaria Blindada; o Tenente-Coronel Especialista em Aviões André Luiz Regly Ferreira, chefe da Divisão de Infraestrutura da CISCEA; representantes da empresa executora, imprensa e demais convidados. 

A obra, iniciada em janeiro de 2017, foi projetada, fiscalizada e supervisionada pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) e incluiu a modernização da rede elétrica aérea, cabine de medição, revitalização da iluminação pública, modernização de toda a rede eletrônica (dados e voz) e uma casa de força (KF), totalizando 4 km de rede de distribuição de energia.


O empreendimento demandou um grande esforço da CISCEA, tendo em vista que englobou a substituição de todo o cabeamento de distribuição elétrica em média e baixa tensão por cabeamento compacto, com maior segurança e tecnologia. Foram substituidas mais de 100 luminárias nas vias internas por luminárias LED, proporcionando mais eficiência energética. A edificação da casa de força tem, aproximadamente, 700m² de área, com três unidades geradoras de 1563 KVA. A automatização do sistema garante reabastecimento de energia elétrica da guarnição em menos de 20 segundos após a falta de energia elétrica da concessionária.


A implantação da nova subestação visa suprir a demanda no fornecimento de energia elétrica nas instalações da ALA 4. O investimento, cerca de 27 milhões de reais, possibilita a total operacionalidade, de forma autônoma, da Guarnição de Aeronáutica de Santa Maria, 24h por dia, sete dias por semana, além de prover energia elétrica sem falhas para o Destacamento de Controle do Espaço aéreo de Santa Maria (DTCEA-SM), garantindo toda segurança das operações do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e do Terminal de Passageiros do Aeroporto Municipal de Santa Maria que hoje tem sua administração delegada à Prefeitura Municipal de Santa Maria.

Seção de Comunicação Social da CISCEA

Texto e fotos por Ten Cel Esp Av André Luis REGLY Ferreira
Editado por Daisy Meireles