Portal do Governo Brasileiro
Detalhes
Publicado em 09/03/2017 14:55:00
Acessos: 0

A Divisão Logística (DL) da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) implantou, nos dias 6 e 7 de março, o software de gestão utilizado pela Rede de Unidades de Informação (REUNI) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e recebeu treinamento no uso das funcionalidades e no cadastramento das publicações técnicas. O objetivo foi otimizar os serviços e compartilhar de forma mais rápida e segura as publicações aos operadores e mantenedores no Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ) e nos Regionais, com redução de custos.

O software instalado nos computadores da DL possibilita o cadastramento e a distribuição online de publicações como manuais técnicos, cadernos de aceitação técnicos e logísticos, "As Installed" e "As Build". Ao cadastrar esses materiais no Sistema e anexar as publicações em mídia, no formato pdf e agrupadas em séries por "Part Number Last High Assembly" (PN LHA) - o grupo-sigla do SILOMS que corresponde ao Último Conjunto Maior abaixo do qual estão instalados os demais equipamentos, e por coleções, além de outros metadados.

Com essa implementação, a CISCEA está potencializando o acesso aos materiais e distribuindo mais rapidamente, com redução de gastos com impressões dos manuais e gravações em CDs e com o envio por correio aos destinatários. Trata-se também de uma reformulação do serviço de forma mais sustentável. Além disso, com esse acervo dentro de um Sistema já estruturado e implantado nas organizações subordinadas ao DECEA, reduz-se o extravio dos suportes físicos. Apenas os conteúdos eletrônicos reservados serão enviados fora do Sistema, conforme as exigências quanto ao grau de sigilo..

Na prática, o operador que necessitar de um manual para reparar um determinado equipamento, por exemplo, em tempo real ao cadastramento pela CISCEA poderá acessá-lo pela internet. Cabe enfatizar que os oficiais bibliotecários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) já receberam treinamento no uso do referido Sistema, e as organizações foram contempladas com o briefing de funcionamento da REUNI e receberam orientação para o cadastramento do efetivo como usuários do Sistema.

A consulta às publicações está disponível no Portal da REUNI – Busca no Catálogo e na internet, inclusive por dispositivos móveis, no endereço http://biblioteca.decea.gov.br.

Destaca-se que as novas publicações técnicas serão cadastradas sistematicamente na REUNI pela CISCEA, e as publicações recebidas pelas demais organizações militares do SISCEAB serão cadastradas na REUNI pelas bibliotecas técnicas e seus profissionais bibliotecários, em consequência, as oficinas trabalharão em conjunto com essas bibliotecas técnicas na inserção do acervo já recebido e em vigor. Esse trabalho resultará também em maior controle de distribuição das publicações adquiridas pela CISCEA.

Em caso de dúvidas quanto ao acesso ou uso da REUNI, o usuário poderá contatar o profissional bibliotecário lotado em sua organização ou encaminhar e-mail para biblioteca@decea.gov.br.

 

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA

Edição: 2º Ten REP Camille Barroso

Fonte e Fotos: 1º Ten BIB Laura Fischer - Seção de Biblioteca/DECEA