Portal do Governo Brasileiro
Detalhes
Publicado em 23/04/2019 13:51:00
Acessos: 0

 

Da esquerda para direita: Igor Luvizeto, Roberto Baptista, Carlos Junqueira, Tenente-Coronel Belchior, Constantin von Reden, Lindbergh Ananias, Capitão Fernando Azevedo e Sérgio Roberto

Da esquerda para direita: Igor Luvizeto, Roberto Baptista, Carlos Junqueira, Tenente-Coronel Belchior, Constantin von Reden, Lindbergh Ananias, Capitão Fernando Azevedo e Sérgio Roberto

 

Em Dezembro de 2018, a Força Aérea Brasileira (FAB) assinou, por meio da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), um novo contrato com a Rohde & Schwarz (R&S), com o objetivo de fornecer a Estação Remota Portátil de Data Link (DLRS-III-T) para expansão do sistema data link da FAB.

Durante a semana, 16 oficiais e engenheiros da FAB, liderados pelo Tenente-Coronel Engenheiro Marcos Aurélio Valença Belchior, chefe da Divisão Técnica da CISCEA, visitaram as instalações da empresa e participaram de uma reunião para revisão crítica de projeto (CDR) da DLRS-III-T. 

O Sistema de Data Link da FAB é baseado no R&S SECOS 2/12 rádio com capacidade TDMA e engloba os segmentos terrestre e aéreo. O segmento terrestre é baseado no R&S S400U rádio e atualmente engloba 28 estações de data link (DLRS), instaladas no país e seis DLRS transportáteis (DLRS-T).

O segmento aéreo é baseado no R&S M3AR, que está instalado na maioria das aeronaves da FAB. A rede administrativa da SECOS engloba a centralização do sistema administrativo da SECOS e dez chaves receptoras e estação de carregamento (KRLS) que suportam a geração, distribuição e administração dos parâmetros da missão SECOS designada para as plataformas que participam de cada missão específica.

O novo contrato expande o segmento terrestre existente com quatro DLRS-III-T, agora, baseado no software chamado rádio da família R&S M3SR , com capacidade de Voz sobre IP. Essas novas estações são projetadas pela RSDB e serão capazes de reconfigurar e substituir as  DLRS fixas, a medida que forem necessárias.

“Estou muito feliz por participar deste desafio, no qual estamos alinhados com as comunicações seguras e com as iniciativas de defensa do território brasileiro, e confiante, pois a CISCEA, em parceria com Rohde&Schwarz, tem implantado uma melhor capacidade operacional e consciência situacional para o Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), através deste projeto da DLRS transportável", disse o Tenente-Coronel Belchior.

Para esse novo contrato, a R&S América Latina (RSLA) é o principal contratante e ambas montagem e integração das estações serão feitas no Brasil, sob a responsabilidade da RSDB. O escopo do fornecedor do novo contrato também inclui quatro centros de controle transportáveis baseados no R&S GB4000C e R&S GB4000V unidades de controle remoto, um para cada DLRS-III-T, e três centros de controles fixo baseados no R&S RCMS-II.

O engenheiro Igor Luvizeto, chefe da Divisão de Segurança e Defesa do RSDB, disse que a nova estação DLRS transportável baseada na família R&S M3SR SDR expandirá as operações e a capacidade de integração da FAB com o sistemas existentes com funcionalidades IP como  controle remoto TCP/IP e VoIP. "Adicionalmente, a longa parceria entre a RSDB e FAB possibilita a companhia desenhar um projeto especialmente customizado para atender os requisitos da FAB” - finalizou Igor.

A administração e a operação do sistema terrestre de data link está sob a responsabilidade da CISCEA e do 1º GCC.

A CISCEA é responsável por implantar o sistema brasileiro de controle do espaço aéreo e o 1º GCC está encarregado de implementar a operação de suporte terrestre necessário para as operações aéreas em áreas não cobertas pelo sistema fixo.

O Tenente-Coronel Belchior esteve acompanhado nesta missão pelo Capitão Engenheiro Fernando Azevedo (1° GCC) e pelos engenheiros Lindbergh Ananias Filho e Carlos Augusto Junqueira, respectivamente, gerente de Projetos e chefe da Seção de Telecomunicações da CISCEA. Outros dois  engenheiros da Rohde & Schwarz do Brasil, liderados pelo Igor Luvizeto, também, participaram da reunião. São eles, Roberto Baptista e Sérgio Roberto, gerente técnico e gerente de projetos, respectivamente.

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA

Texto e foto por Ten Cel Eng Marcos Aurélio Valença BELCHIOR

Editado por Daisy Meireles (ASCOM/DECEA)