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Publicado em 12/12/2018 09:46:00
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O chefe da Divisão Operacional da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Coronel Aviador José Augusto Peçanha Camilo, integrou a delegação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e participou, no dia 29 de novembro, em Bruxelas, na Bélgica, da reunião (50ª sessão) do Conselho Provisório/Comissão Permanente da Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (EUROCONTROL), organização intergovernamental comprometida a construir, junto de seus parceiros, um Céu Único Europeu que entregará a performance de gerenciamento de tráfego aéreo (ATM) necessária para o século XXI e além.

A delegação foi composta pelo diretor-geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; o chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino; o chefe da Divisão Operacional da CISCEA, Coronel Aviador José Augusto Peçanha Camilo e pelo chefe do Escritório Brasileiro de Ligação para a Segurança da Navegação Aérea junto à EUROCONTROL (EBL-SNAER), Major Aviador Deoclides Fernandes Barbosa Vieira.

Convidada pelo diretor-geral da EUROCONTROL, Eamonn Brennan, a delegação brasileira compartilhou a visita com presentes representantes de todos os 41 países-membros, dois países com acordos, União Europeia e outros.

Nesse evento, todos os Estados Membros e os Países que possuem acordos compreensivos se reúnem para tomar decisões sobre projetos, orçamentos e demais assuntos referentes ao gerenciamento do tráfego aéreo na Europa.

Atualmente, o DECEA tem dois tratados de cooperação com a EUROCONTROL. Um deles é o Acordo de Filosofias de Escala e Ferramentas (Rostering Philosophies and Tools Agreement) e o outro é a Cooperação Mútua no Campo de Navegação Aérea (Mutual Cooperation in the Field of Air Navigation). Este ano também foi assinado um Anexo ao primeiro acordo, que prevê o suporte da EUROCONTROL na criação do Total ATM no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

O Total ATM é uma visão de gerenciamento de tráfego aéreo (ATM) de futuro, preparada para o crescimento da demanda, que implica um plano de melhoria nas áreas de performance, capacidade e gerenciamento de recursos. A expectativa é a modernização do sistema ATM brasileiro.

Visitas técnicas

Em aproveitamento ao convite, no dia 28 de novembro, a delegação do DECEA visitou o Centro de Controle de Área de Maastricht (MUAC), uma das sedes da EUROCONTROL. Na oportunidade, reuniu-se com os responsáveis pelo suporte ao DECEA, atualizando o progresso dos trabalhos no Brasil. Na sala de operações da MUAC, responsável por um dos espaços aéreos mais movimentados no mundo, a comitiva se inteirou das atividades.

Já no dia 30 de novembro, os representantes do DECEA visitaram o Centro de Operações de Gerência de Rede (NMOC), quando visualizaram, em tempo real, os resultados do Intercâmbio de Dados de Navegação Aérea entre Brasil e Europa em seu sistema de gerenciamento de fluxo.

Desde o dia 21 de novembro, mensagens a respeito dos voos que decolam do Brasil ou que passam pelo espaço aéreo brasileiro estão sendo enviadas do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) ao NMOC. Isso colabora para que se evitem surpresas nos monitores da Gerência de Rede (NM), pois os voos com destino Europa estarão sendo monitorados por meio do envio de mensagens. Assim, a EUROCONTROL poderá planejar sua demanda de modo real, com informações atualizadas sobre os tráfegos. "E isso é muito valioso para um balanceamento efetivo entre capacidade e demanda. Da mesma forma, o Brasil receberá os proveitos desse intercâmbio, tendo acesso aos dados de navegação aérea enviados pelo NMOC da EUROCONTROL relacionados aos voos provenientes de sua área", segundo informou o Major Deoclides.

Para tal, utilizou-se como base o SWIM (do inglês System Wide Information Management), que - preconizado pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) - faz referência ao aumento da consciência situacional por meio da troca de informações em tempo real, com garantia da qualidade, integridade e segurança dos dados. "É um conceito mundial, que traz mudança de paradigma na prestação do serviço aeronáutico e na segurança da informação", afirmou o Brigadeiro Bertolino.

Reunião com Diretor-Geral da EUROCONTROL

O último compromisso foi uma reunião com o diretor-geral da EUROCONTROL, com o objetivo de discutirem o status dos acordos assinados, quando fizeram planos para futuras parcerias. Na ocasião também puderam almoçar juntos e trocar brindes de agradecimento.

O Escritório Brasileiro de Ligação para a Segurança da Navegação Aérea (EBL-SNAER)

A Força Aérea Brasileira (FAB) criou e ativou, conforme publicado na Portaria nº 853/GC3, de 8 de junho de 2017, o Escritório Brasileiro de Ligação para a Segurança da Navegação Aérea (EBL-SNAER) junto à EUROCONTROL, com a finalidade de prestar assessoramento nos assuntos pertinentes aos acordos e contratos celebrados entre o Comando da Aeronáutica, representado pelo DECEA, e a Organização, além de assistir e subsidiar o acompanhamento e participação das atividades e projetos desenvolvidos na área GLOBAL ATM (gerenciamento global do tráfego aéreo), de interesse do SISCEAB.

Seção de Comunicação Social da CISCEA
Edição: 1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Fonte e Fotos: Major Aviador Deoclides Fernandes Barbosa Vieira