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Publicado em 03/07/2018 12:00:00
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Com o objetivo de tratar dos avanços relativos ao acordo de cooperação entre o Brasil e a União Europeia na área de tráfego aéreo, a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) participou de reuniões com a Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea – Bélgica (EUROCONTROL) e com o Centro de Controle de Área Superior de Maastrich – Holanda (MUAC), no período de 11 a 15 de junho.

Equipes após a reunião no MUAC, com seu Diretor, John Santurbano

O Coronel Aviador José Augusto Peçanha Camilo, Chefe da Divisão Operacional da CISCEA e Gerente do Programa DECEA-EUROCONTROL representou a CISCEA na delegação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), que contou ainda com Coronel Aviador James Souza Short, Chefe da Divisão de Planejamento do DECEA e Coordenador do Programa DECEA-EUROCONTROL; o Coronel Aviador Marcos Kentaro Adachi, Comandante do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA II); o Major Aviador Deoclides Fernandes Barbosa Vieira, Chefe do Escritório Brasileiro de Ligação para a Segurança da Navegação Aérea junto à EUROCONTROL (EBL-SNAER) e o Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Joaquim Tavares Lobo Junior, Chefe da Subseção de Capacidade de Setor de Espaço Aéreo do Centro de Gerenciamento e Navegação Aérea (CGNA).

O DECEA, representado por sua delegação, deu prosseguimento ao trabalho sendo desenvolvido por conta dos acordos Rostering, Philosophies and Tools Agreement (LTMPPS - Long Term ManPower Planning System) e Mutual Cooperation in the Field of Air Navigation, contemplados sob o Programa de Cooperação DECEA-EUROCONTROL assinado em 2015, partindo para tomadas de decisões gerenciais que nortearão a implementação de fato do Programa.

Tais acordos trarão maior precisão no planejamento de pessoal operacional e trará um aumento na produtividade operacional de todo o sistema de Gerenciamento do Tráfego Aéreonacional e internacional. “Este sistema trará grande impacto para o planejamento de pessoal operacional do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB)”, afirmou o Chefe da Divisão de Planejamento do DECEA, Coronel Short.

Equipe reunida com os palestrantes na Unidade de Revisão de Performance (PRU)

Com base em seus objetivos estratégicos estabelecidos no PCA 351-3/2012, Plano de Implementação ATM Nacional (ATM – Gerenciamento do Tráfego Aéreo, do inglês Air Traffic Management), e, visando promover a política de gerenciamento cooperativo internacional de tráfego aéreo entre a América do Sul e a Europa, o DECEA identificou há alguns anos que a EUROCONTROL, órgão central das atividades de controle do espaço aéreo europeu, entidade supranacional da União Europeia e sem fins lucrativos, possuía todos os atributos cooperativos para a execução dos objetivos abordados.

A EUROCONTROL conta com vários centros de excelência das mais diversas áreas do controle do espaço aéreo, além liderar projetos no estado da arte com os representantes de seus países-membros e, também, com os não europeus, uma vez que busca permanentemente a integração da Política Estratégica para o Gerenciamento Global do Tráfego Aéreo (Global ATM) com os demais continentes.

No MUAC, órgão de controle responsável por uma das áreas com tráfego áereo mais movimentado na Europa, a delegação delineou a sequência de trabalho sobre o LTMPPS. Em resumo, é um Sistema de Planejamento de Recursos de Longo Prazo, sendo resultado chave e integral de um bom plano de capacidade, projetado para antecipar a demanda futura de tráfego e mudanças em infraestrutura ou grandes eventos.

Segundo os representantes daquele Centro, através da previsibilidade é possível alocar somente a mão de obra necessária para demanda requerida, aumentando assim a produtividade. Para eles, o que se percebe através da produtividade e utilização correta dos recursos humanos é que os recursos humanos são suficientes e podem ser administrados de forma mais eficiente. O ganho não é apenas na produtividade, mas também na qualidade de vida do controlador de tráfego aéreo (ATCO, do inglêsAir Traffic Controller).

Salão do MUAC

A previsão é que isso resulte em maior precisão no planejamento de pessoal operacional, bem como aumento significativo na produtividade de todo o sistema de Gerenciamento do Tráfego Aéreo. “Este sistema trará grande impacto para o planejamento de pessoal operacional do SISCEAB”, afirmou o Chefe da Divisão de Planejamento do DECEA e Coordenador do Programa, Coronel Short.

Sede da fase de implementação do projeto LTMPPS, o CINDACTA II, segundo o Coronel Adachi, já está com o ambiente preparado. “Alguns testes já foram feitos e os resultados se mostraram muito satisfatórios”, disse o Comandante.

Michael Steinfurth recebe o Coronel Camilo, o Coronel Adachi e o Major Deoclides

Em Maastricht, a delegação se reuniu com o Diretor do MUAC, John Santurbano, e com os Gerentes do Projeto Total ATM da EUROCONTROL, Flemming Nyrup e Robin Hickson. Já em Bruxelas, na sede da Organização, a delegação foi recebida por um dos Chefes de Divisão responsável pela Coordenação ATM Civil-Militar na EUROCONTROL (DECMA), Michael Steinfurth; pela Coordenadora do Centro da Rede Operacional de Gerenciamento (NMOC, do inglês Network Manager Operations Centre)no assunto de Intercâmbio de Dados de Navegação Aérea, Ioana Angelica Coliban; e por membros da Unidade de Revisão de Performance, Antonio Ferro e Sara Meson-Mancha.

Para o Coronel Camilo, Gerente do Programa DECEA-EUROCONTROL, a missão possibilitou detalhar a execução do projeto destinado a aprimorar o planejamento de mão de obra aplicada ao gerenciamento do espaço aéreo e explorar os demais objetivos do acordo, conforme previsto na ICA 63-39 de 2017, que trata do gerenciamento do Programa DECEA-EUROCONTROL.

Os próximos passos para a implantação do Programa no Brasil já estão definidos. “Inicialmente haverá o treinamento da equipe na operação do software TIMEZONE, desenvolvido pela EUROCONTROL como uma ferramenta de auxílio à melhor alocação de controladores. Em seguida, está prevista uma visita de representantes do Maastricht ATM Knowledge Centre (MAKC), da EUROCONTROL, ao CINDACTA II para uma pesquisa de campo”, explicou o Coronel Camilo.

 

Para saber mais sobre o Programa DECEA-EUROCONTROL, clique aqui.

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA
1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Fonte e fotos:
Major Aviador Deoclides Fernandes Barbosa Vieira (EBL-SNAER)
1º Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Joaquim Tavares Lobo Junior(DO/CGNA)