Portal do Governo Brasileiro
Detalhes
Publicado em 15/08/2018 14:01:00
Acessos: 0

O Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ) realizou, dos dias 06 a 10 de agosto, o Workshop da Tecnologia da Informação Operacional (TIOP) do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

O evento teve como objetivo aprimorar a coordenação entre o PAME-RJ e Regionais, o compartilhamento de idéias, apresentação de soluções e propostas de ações. Na oportunidade, também foram discutidos diversos aspectos dos contratos de suporte logístico e de manutenção preventiva e preditiva para os Sistemas de TIOP.

Realizado no auditório, o Workshop contou com a participação de representantes da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), do Subdepartamento Técnico (SDTE) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), dos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA), do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL) e das empresas ATECH, ATC Systems, Hewlett Packard Enterprise e Saipher.

A abertura do evento foi feita pelo Coronel Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski, Diretor do PAME-RJ, que deu boas vindas a todos, em seguida, cada Regional fez uma breve apresentação sobre os temas referentes à TIOP.

A CISCEA, representada pelo Coronel Aviador José Augusto Peçanha Camilo, Chefe da Divisão Operacional (DO), em sua apresentação falou da missão da Comissão e das atribuições da DO, e explicou que o setor é responsável pela implantação de sistemas críticos de Tecnologia da Informação Operacional dentro do SISCEAB. O Coronel explanou, também, a respeito do desenvolvimento de sistemas na CISCEA.

Ao final do evento, o Major Especialista em Comunicações Hebert dos Santos, Chefe da Subdivisão de Tecnologia da Informação Operacional do PAME-RJ, apresentou um resumo das principais ações, tecendo breves comentários e instruções gerais sobre os temas expostos. Em seguida, o Major se dirigiu, juntamente com os visitantes, para o Núcleo do Centro de Gerenciamento Técnico (NuCGTEC), órgão responsável pelo monitoramento dos sistemas técnicos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro.

Seção de Comunicação Social da CISCEA
Edição: 1º Tenente Camille Barroso
Texto:
Vânia Vital (SCS-PAME-RJ)
Fotos: PAME-RJ