Portal do Governo Brasileiro
Detalhes
Publicado em 04/04/2017 16:01:00
Acessos: 0

A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) realizou, no período de 27 a 30 de março, o curso de Formação de Auditores Internos de Gestão da Qualidade e aplicação da norma NBR ISO 9001:2015, promovido pela Assessoria de Gestão da Qualidade (AGQL).

O curso, realizado no Auditório Tenente-Brigadeiro Paulo Victor, foi ministrado pelo Consultor Júlio Pastore, da Verithas Consulting, e contou com a participação de representantes de diversas áreas da CISCEA, como a Divisão de Infraestrutura (DI), Técnica (DT), Operacional (DO) e Logística (DL), do Centro de Tecnologia da Informação (VTI), Centro de Documentação (VDC) e dos Auditores do Sistema de Gestão da Qualidade da CISCEA, além de representantes do Setor de Tarifação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e da Seção de Garantia da Qualidade do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III).

O curso teve o objetivo de atualizar dos Auditores Internos da Qualidade nos critérios da norma ISO 9001:2015, atividade obrigatória para a manutenção da Certificação ISO 9001 da CISCEA.

"A CISCEA hoje é certificada pela norma ISO 9001 versão 2008. As empresas já certificadas têm o prazo até setembro de 2018 para se adaptem à nova versão da norma. Uma das novidades mais claras, é que agora toda a gestão da qualidade tem que ter a mentalidade de análise de riscos e oportunidades. Ela passa ser uma análise situacional, não trabalhando mais com ações preventivas, e sim com ações de risco, melhoria e oportunidades", explicou o consultor Júlio Pastore.

ISO 9001 é a norma de gestão da qualidade mais conhecida no mundo. Obter esta certificação demonstra o compromisso da organização com a qualidade do serviço e a melhoria contínua dos processos internos. Os requisitos exigidos pela norma ISO 9001 auxiliam numa maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, verificação da satisfação dos clientes, colaboradores, fornecedores e, entre outros pontos, proporcionam maior organização e produtividade.

A implantação dos requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade ocorreu na CISCEA em 2007, certificando inicialmente o Centro de Documentação (VDC) e a antiga Seção de Requisitos e Configuração de Sistemas (ORC) da Divisão Operacional (DO). Os anos seguintes foram de manutenção, adequação, treinamento e amadurecimento do Sistema de Gestão implantado, aumentando o escopo da certificação para demais sessões da CISCEA, que conta hoje com aproximadamente 75% das sessões certificadas. A previsão é de que o escopo de certificação da CISCEA atinja, até 2020, 100% da Comissão.

Segundo Paulo Carvalho, Coordenador de Qualidade da CISCEA, o curso deu a partida para o conhecimento, informando os critérios específicos da disciplina. A próxima fase que ocorrerá brevemente será incluir os alunos para acompanhar as auditorias internas, conquistando mais uma etapa no processo de formação de um auditor. "Ser certificado não é o limite para a excelência. A estrada da qualidade é longa e deve sempre ser monitorada e melhorada continuamente", declarou Paulo.

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA

2º Ten REP Camille Barroso

Fotos: 2º Ten REP Camille Barroso