Portal do Governo Brasileiro
Detalhes
Publicado em 08/11/2018 08:44:00
Acessos: 0

A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) realizou, no período de 30 de outubro a 1º de novembro, no Auditório Tenente-Brigadeiro Paulo Vitor, a 4ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT).

O Tenente-Coronel Engenheiro Marcos Aurélio Valença Belchior, Adjunto da Divisão Técnica, abriu a cerimônia, que teve como objetivo integrar e conscientizar o efetivo militar e civil sobre a importância de conservar e proteger a saúde e a integridade física em relação aos ambientes de trabalho.

 

O evento foi direcionado à prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenças ocupacionais. É uma das atividades obrigatórias para todas as comissões internas de prevenção de acidentes do trabalho (CIPA), devendo ser realizada com frequência anual.

 

A CISCEA tem intensificado esforços para melhoria dentro do ambiente de trabalho, preocupando-se com a saúde de todo o efetivo da Comissão. Foi apresentada na SIPAT uma programação simples, porém, com temas importantes que foram abordados por palestrantes, que foram apresentados pelo Presidente da CIPA, Maurício de Assis Nunes e pela integrante da comissão Yoná de Oliveira di Sarli.

O tema "Mediação de Conflitos", foi apresentado por Vanja Araujo Borges e Carmem Mouzo, do Centro de Mediação de Conflitos (MEDIAR-RJ). Já o palestrante João Nades, também do MEDIAR, falou sobre "Comunicação Não Violenta" (CNV).  

MEDIAR é uma empresa privada que atua na prevenção, na gestão e resolução dos conflitos, por meios adequados consensuais da mediação, conciliação ou arbitragem.

A mediação é uma forma de solução de conflitos na qual uma terceira pessoa, neutra e imparcial, facilita o diálogo entre as partes para que elas construam com autonomia e solidariedade a melhor solução para o conflito.

O objetivo da mediação é prestar assistência na obtenção de acordos, que poderá constituir um modelo de conduta para futuras relações, num ambiente colaborativo em que as partes possam dialogar produtivamente sobre suas necessidades.

Os mediadores facilitam a comunicação entre conflitantes. São pessoas capacitadas e preparadas que utilizam técnicas apropriadas e independentes sem exercer juízo de valor e decisão sobre o caso.

Trabalhar significa passar pelo menos um terço do dia na Organização com o compromisso de que haja uma produção interessante e criativa por parte do trabalhador, mas também satisfação em estar em um ambiente de trabalho motivador. Equipe coesa e que se sente valorizada e instigada a desafios são os maiores termômetros da satisfação no espaço profissional.

Uma boa dica para melhorar o espaço profissional é a valorização das pessoas. Estar atento aos bons trabalhos executados e recompensar o responsável é um ótimo motivador para toda a equipe. Para isso, a empresa precisa ser clara e incentivar positivamente o trabalhador a cumprir suas metas, sem deixar sua equipe de lado. O contato constante e bonificações justas trarão credibilidade e envolvimento para os seus colaboradores.

Uma comunicação integral e satisfatória só pode ser feita a partir da empatia.

A comunicação Não-Violenta foi desenvolvida pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg. Essa linha de pesquisa, que também é considerada como um estilo de vida, propõe uma nova maneira de se comunicar e o foco está em diálogos baseados na empatia.

Muitas vezes, agimos sem perceber como nossas palavras, ações e até a nossa maneira de pensar podem gerar consequências negativas e tornar nossas relações tensas, superficiais ou sem nenhum propósito.

Muitos dos nossos problemas de relacionamentos interpessoais – sejam no ambiente corporativo, social ou familiar-, poderiam ser resolvidos se desenvolvêssemos a habilidade para nos comunicar de forma mais compassiva.

A Primeira fase da comunicação não violenta é a observação. Isso significa que é necessário observar o outro sem julgamentos e preconceitos. Um exemplo: quando recebemos uma crítica, costumamos levar para o lado pessoal – ou nos vitimizamos ou nos defendemos. Nos preceitos da Comunicação Não- Violenta, o que devemos fazer é colocar nossa atenção no que está sendo dito de fato.

A empatia é, sem a menor dúvida, uma habilidade fundamental para uma boa convivência familiar, profissional e social. Ter empatia é ter uma grande aliada para relacionamentos mais saudáveis e para atingir o sucesso em diferentes esferas da vida.

"Panorama Internacional da Segurança Química" foi o assunto tratado pelo médico do trabalho Newton Miguel Moraes Richa, que também é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e representante da Comissão Nacional de Segurança Química do Ministério do Meio Ambiente (CONASQ/MMA).

O representante da UFRJ, iniciou o evento falando do panorama internacional da segurança química. 

“Em 2002, na Rio + 10, foi lançada uma meta global para todos os países implementarem um sistema efetivo de gerenciamento de substâncias químicas até 2020”, salientou. 

O médico e pesquisador também alertou para o surgimento de doenças graves relacionadas ao uso de produtos químicos. 

“O uso de produtos químicos em todas as atividades humanas tem promovido comodidade e facilidade, mas tem gerado problemas. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) publicou, em 2015, um alerta informando que a maior causa de morte no mundo são os produtos químicos, principalmente nos países em desenvolvimento e subdesenvolvidos, que concentram 94% desses registros”, disse. 

Ainda na palestra foi abordada a importância de integração de instituições e entidades ligadas à questão ambiental, para difundir as informações em segurança química. Segundo Newton Richa, é importante que os médicos tenham orientação e noções básicas de segurança química e de toxicologia, pois é muito possível que muitas das queixas dos pacientes estejam relacionadas a algum fator químico. 

A Segurança Química é um conceito global, referente à proteção das pessoas e do meio ambiente, em todo o ciclo de vida dos produtos químicos que, atualmente, abrange: concepção, projeto, desenvolvimento, produção, transporte, armazenamento, utilização e descarte de resíduos.

Nos últimos anos, os produtos químicos passaram a ser usados em praticamente todas as atividades humanas. Isto levou a crescente exposição a produtos químicos presentes no ar, na água, no solo e nos alimentos que, atualmente, constitui séria ameaça à saúde humana, ao ambiente e à própria vida no planeta.

A poluição química é considerada hoje a principal causa de morte no mundo, conforme dados divulgados pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Sem medidas adequadas de prevenção e controle, os países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento sediam cerca de 94% dos casos apontados, ensejando esforços internacionais e locais para melhorar a gestão dos produtos químicos.

No Brasil, oitavo produtor químico e maior consumidor de agrotóxicos no mundo, as ações governamentais, da indústria e de outros segmentos da sociedade civil vêm sendo coordenadas pela Comissão Nacional de Segurança Química (Conasq).

 

O 2º Sargento Allan Clay Silva Mendes, engenheiro de segurança do trabalho, que trabalha na seção de Saúde Ocupacional, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), abordou os "Aspectos Básicos sobre Segurança do Trabalho". 

Todos os trabalhadores têm direito a um ambiente de trabalho saudável, equilibrado e seguro, com redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança.

A Segurança do Trabalho corresponde ao conjunto de ciências e tecnologias que tem por objetivo proteger o trabalhador em seu ambiente de trabalho, buscando minimizar e/ou evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Assim, dentre as principais atividades da segurança do trabalho, podemos citar: prevenção de acidentes, promoção da saúde e prevenção de incêndios.

Algumas regras gerais de segurança deverão ser sempre observadas, tanto pela empresa quanto por seus empregados, para que possíveis acidentes de trabalho sejam evitados e a segurança de todos seja garantida.

A empresa deverá fornecer o equipamento de proteção individual (EPI) adequado à neutralização e/ou eliminação do agente agressor à saúde dos empregados e garantir a utilização de todos. A área de trabalho deverá ser mantida sempre limpa e organizada.

Somente pessoal habilitado, qualificado e capacitado tais como: engenheiros, supervisores, técnicos ou outros que tenham recebido treinamento específico em equipamentos elétricos terão permissão para atividades envolvendo eletricidade.

Importante que o empregado comunique imediatamente ao seu supervisor, gerente ou líder, qualquer acidente de trabalho ocorrido com ele ou com seu colega de trabalho, por menor que seja.

Ninguém deve operar qualquer equipamento, a menos que tenha recebido treinamento para tal, e que todas as medidas de segurança estejam implantadas no maquinário. A empresa e empregados devem inspecionar constantemente as ferramentas e equipamentos de trabalho, inclusive os EPIs.

O empregado deve avisar imediatamente ao seu supervisor sobre os riscos que venha a perceber. Cabe à empresa, nesses casos, adotar ações que evitem que estas condições continuem. Os dispositivos de segurança dos equipamentos não devem, em qualquer hipótese, ser desativados evitando, assim, riscos de acidente.

Todos os avisos e sinais de segurança devem ser colocados em local visível para que todos os empregados tenham acesso à informação.

Quando um extintor for utilizado, deve ser comunicado imediatamente ao supervisor para que seja recarregado e recolocado no lugar de origem.

Todos devem conhecer exatamente onde estão localizados os equipamentos de combate a incêndio. Recomenda-se o treinamento na utilização desses equipamentos.

Antes de fazer qualquer trabalho, o empregado deve analisar se existe alguma condição de risco. Cuidados especiais devem ser tomados de forma a prevenir que roupas ou ferramentas fiquem ao alcance de equipamentos.

Os corredores e saídas devem estar sempre desimpedidos. Todos os dispositivos de segurança deverão ser inspecionados frequentemente. Esta inspeção deve ocorrer pela empresa, com a colaboração dos empregados.

Caso seja observado algum defeito em qualquer dispositivo, os reparos necessários deverão ser feitos imediatamente.

Deverá ser interrompida qualquer atividade que oferecer risco à saúde ou à vida dos trabalhadores

 

O ciclo de palestras foi encerrado com orientações da CIPA aos trabalhadores da Zeladoria da CISCEA, com o tema "Condições de Conforto e Higiene no Ambiente de Trabalho".

Alcançar a qualidade de vida no trabalho é o grande anseio do ser humano, que busca tudo que possa proporcionar maior bem-estar e o equilíbrio físico, psíquico e social, uma regra para se obter uma vida mais satisfatória. Profissionais de diversos segmentos dedicam-se à arte de descobrir novas formas e maneiras de obter-se estes anseios.

O ciclo de palestras foi encerrado com orientações da CIPA aos trabalhadores da Zeladoria da CISCEA, com o tema "Condições de Conforto e Higiene no Ambiente de Trabalho".

É preciso mudar os hábitos e as condições de trabalho para que a higiene e a segurança no ambiente de trabalho se tornem satisfatórios. Nessas mudanças se faz necessário resgatar o valor humano.

Alcançar a qualidade de vida no trabalho é o grande anseio do ser humano, que busca tudo que possa proporcionar maior bem-estar e o equilíbrio físico, psíquico e social, uma regra para se obter uma vida mais satisfatória. Profissionais de diversos segmentos dedicam-se à arte de descobrir novas formas e maneiras de obter-se estes anseios.

A SIPAT não deve ser vista como mero cumprimento da legislação, mas sim como a continuidade dos trabalhos voltados para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, onde a lucratividade está na promoção da saúde, aumento da produtividade e na valorização da vida. Prevenção é fundamental. Todos sabem que por trás de um trabalho sério e comprometido estão a segurança e a saúde dos funcionários em primeiro lugar. Pensando nisso, a CISCEA reforçou a importância de se colocar o cuidado a favor da segurança, como forma de prevenir acidentes no ambiente de trabalho.

Todos os participantes foram alertados sobre as questões relativas à segurança e, principalmente, à motivação e ao trabalho em equipe, que são fundamentais para o bom desempenho de suas funções.

Agora, todos irão se dispor de forma reflexiva em referência aos assuntos de segurança, e com certeza andarão mais motivados, para um futuro, sem dúvida, promissor que os aguarda. O cuidado de cada um é a segurança de todos!

Seção de Comunicação Social da CISCEA
Edição: 1º Tenente Camille Barroso (SECOM/CISCEA)

Fonte: Fátima Cerqueira (ASCOM/DECEA)
Fotos: Fábio Maciel (ASCOM/DECEA)