Portal do Governo Brasileiro
Detalhes
Publicado em 05/02/2018 11:41:00
Acessos: 0

A Divisão de Infraestrutura (DI) deu mais um passo para avançar na implantação da tecnologia BIM na Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA).
Desde o dia 06 de dezembro, têm realizado treinamentos internos para a capacitação da equipe neste tema, estando hoje com três turmas formadas.

O curso é ministrado pelos profissionais Fernanda Silva e Carlos Dias, e é realizado ao longo de 10 dias no auditório da Divisão Técnica (DT), tendo 20 horas de duração e capacidade para 6 pessoas em cada turma. Entre os alunos, estão arquitetos, engenheiros e técnicos de diferentes especialidades, com diferentes níveis de experiência no software Revit.

A tecnologia BIM (Modelagem da Informação da Construção) permite que profissionais de diferentes especialidades trabalhem de forma integrada e colaborativa na construção de modelos virtuais de edificações, que funcionam como um banco de dados com informações relevantes para as diferentes fases de seu ciclo de vida.

Nos últimos dois anos, profissionais da DI da CISCEA utilizaram a ferramenta Revit da Autodesk para a elaboração de projetos BIM. Este software permite que seja feita a modelagem do edifício, a extração de quantitativos, especificações e a documentação do projeto. Após este período de experimentação, chegou o momento de ampliar a equipe que utiliza o Revit para que, em um futuro próximo, apenas sejam desenvolvidos projetos em BIM pela CISCEA.

“A partir dessa tecnologia, é possível modelar a construção, prever possíveis problemas durante a execução e mitiga-los ou eliminá-los durante o projeto. Na segunda fase, a partir do projeto, é possível inserir as informações de custo e fazer o orçamento da obra, assim como informações de tempo e cronograma físico do empreendimento, sendo possível prever as manutenções prediais possíveis reformas. Em algum momento, todas as áreas da CISCEA que se relacionam com a DI deverão inserir informações no projeto seguindo os conceitos BIM na ferramenta disponível. Hoje é o Revit”, explicou Paulo Oggi, Gerente de Infraestrutura.

Segundo a arquiteta Fernanda Silva, no entanto, o software Revit é complexo e a transição somente tem sucesso se for feita em etapas progressivas. “Migrar de um software CAD para um software BIM não é simples e imediato. No Revit, em particular, não existe resposta certa, não existe receita de bolo. Um profissional, para dominar o programa em sua plenitude, precisa colocar a mão na massa, experimentar, se deparar com cenários novos, ter dúvidas, ser desafiado a encontrar soluções que satisfaçam aspectos de modelagem, representação gráfica e confiabilidade de informação”, explicou ela.

Diante deste cenário, a estratégia adotada foi a de investir em um curso interno de conteúdo básico, com a proposta de transmitir conceitos do software que são comuns a todas as disciplinas. A intenção foi a de despertar a curiosidade dos alunos e desmistificar alguns aspectos do Revit, para que eles se sentissem seguros e motivados a entrarem no mundo do BIM.
Outro objetivo era iniciar a mudança de cultura de parte da equipe, retirar objeções e mostrar que tem espaço para todos neste novo cenário.

“O treinamento interno faz sentido neste momento, porque, após 2 anos de experiência, temos profissionais de referência na tecnologia em diferentes disciplinas. O risco de elaborar um projeto em Revit, já não é mais tão alto. Hoje, o caminho já está pavimentado, sabemos orientar para que os novos usuários não cometam os erros que nós cometemos no início. Colaboração e trabalho em equipe são fundamentais nesta nova tecnologia, e aqueles que estão migrando agora para o BIM, podem contar com o suporte irrestrito dos que já tem mais conhecimento e maturidade nas ferramentas”, finalizou a arquiteta Fernanda.

O aluno Luciano Rodrigues, Supervisor Técnico do Setor de Projetos Elétricos, aprovou a experiência e afirmou que o curso foi de grande valia. “Apesar do pouco tempo de curso para muita informação, aprendi bastante. Acredito que isso só foi possível pela didática dos profissionais ministrantes”, declarou.

Segundo Carlos Dias, um dos responsáveis pela realização do treinamento, o curso marca o início de uma nova fase na CISCEA. "Lembro que há cerca de 8 anos começamos a buscar o BIM através do Revit. Sabíamos pouco sobre o assunto na época, mas fomos adquirindo conhecimento através dos anos. Ainda há muito a aprender, mas temos todos os recursos necessários para um pleno desenvolvimento nessa área. Este curso marca o início de uma nova fase para o setor de projetos da DI e é muito gratificante ver como a cultura do BIM está ganhando espaço na CISCEA. Vejo que o primeiro treinamento interno em Revit, idealizado pela Fernanda Silva, foi um grande sucesso. A empolgação de todos os participantes me fez perceber que estamos no caminho certo para o nivelamento do conhecimento e a disseminação da cultura BIM."

Este treinamento interno é só a primeira etapa de capacitação dos profissionais da CISCEA em softwares BIM. Novos cursos internos sobre o Revit estão sendo realizados, para que mais alunos tenham a oportunidade de ingressar na tecnologia. Além disso, estão sendo planejados investimentos em cursos In Company de conteúdo específico e avançado em diferentes plataformas BIM, incluindo o Revit, para que a equipe possa avançar de forma consistente e gradual.

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA
Texto: Fernanda Silva (DI/IMC)
Edição e fotos: 2º Ten REP Camille Barroso