Portal do Governo Brasileiro
Detalhes
Publicado em 18/01/2019 11:09:00
Acessos: 0

A aquisição do novo radar primário de vigilância de rota LP23SST-NG, que contempla novas funcionalidades para aplicações civis e com opções de funções militares, vem para a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) como uma solução tecnológica importante na substituição dos radares tridimensionais TRS2230, que operaram desde a década de 80 em Canguçu-RS e Gama-DF, permitindo a constante busca e garantia da segurança em voo.

Seguindo o cronograma contratual entre a CISCEA e a empresa THALES, nos dias 11 e 12 de dezembro de 2018 foram realizados testes para apresentar demonstrações de Medidas de Proteção Eletrônica (ECCM, do inglês Electronic Counter Counter Measure) na cidade de Canguçu (RS).

Nessa localidade foi implantado o radar LP23SST-NG, em substituição ao radar TRS2230, que ainda se encontra em operação nos sítios de Santiago (RS), Catanduvas (PR) e Jaraguari (MS), mas que também serão brevemente substituídos pela versão “NG” -  uma evolução tecnológica do radar modelo LP23SST com a função militar já integrada.

Nos testes em Canguçu (RS), esteve uma comitiva formada pelo Coronel Engenheiro André Eduardo Jansen (chefe da Divisão Técnica) e engenheiros Paulo Roberto Pereira Magalhães (Seção de Gerência de Projetos)  e Manoel Luiz Ribeiro (Seção de Radiodeterminação), da CISCEA; além do Capitão Eufrásio Henrique Góes e Suboficial Clésio Hipólito Pinto Junior,  militares do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Canguçu (DTCEA-CGU); do Suboficial Ralph Alves do Amaral do efetivo do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de  Santiago (DTCEA-STI) e de representantes das empresas OMNISYS e THALES.

O Capitão Eufrásio Henrique Góes apresentou o DTCEA-CGUe destacou suas particularidades. Em seguida, o representante da empresa THALES apresentou a capacidade técnica do radar LP23SST-NG, já com atualização do software e da configuração, visando à integração das funções militares de ECCM.

Na apresentação das competências do radar, foram destacados os objetivos dos testes em diversas situações:

·         na gravação do ambiente de interferência – validar a capacidade do radar em  alertar o operador quando está sob ataque de interferência eletrônica;

·         no modo fixo – demonstrar que, em caso de interferência externa, a detecção de radar e a precisão no setor ficam comprometidas;

·         na agilidade de frequência - atestar que o impacto da interferência é reduzido se comparado com o modo de frequência fixa do radar, em relação a detecção e a precisão;

·         na frequência menos sobrecarregada - confirmarque o impacto da sobrecarga é reduzido se comparado com o pseudo modo aleatório e o modo de frequência fixa;

·         na detecção avançada de alvos rápidos e lentos – destacar as diferenças das funcionalidades do alvo lento (que é baseada no voo de um helicóptero militar) e do alvo rápido (que é baseada no de um jato).

O radar LP23SST-NG iniciou suas operações semanas antes aos testes realizados, quando o ECCM de modo militar apresentou a capacidade de suprir as necessidades de um primeiro controle, minimizando os efeitos de uma interferência externa.

O uso das aeronaves nos testes de alvos lento e rápido foi positivamente eficaz. No final, foram levantadas observações pelos componentes da CISCEA para melhorar o que, de fato, já se solidificou como uma potencial ferramenta de grande relevância nas operações do controle do espaço aéreo, uma vez que a fabricação do modelo será nacional, tornando o processo de adequação prático e eficiente, logística e economicamente.

Por fim, conforme descrito acima, a CISCEA busca atender as necessidades do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), garantindo a aquisição de equipamentos ou a substituição de sistemas eventualmente ultrapassados por equipamentos tecnologicamente eficientes e confiáveis, proporcionando aos usuários o controle, a proteção e a segurança de todos o espaço aéreo brasileiro.

                  

Seção de Comunicação Social da CISCEA
Texto: 3S SDE Renan Augusto Oliveira de Carvalho
Revisão: 1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso

Fotos: Fábio Maciel (ASCOM/DECEA)