Portal do Governo Brasileiro
Detalhes
Publicado em 09/04/2018 11:42:00
Acessos: 0

Com o objetivo de levar mais saúde e bem-estar aos colaboradores, a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) realizou, em parceria com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), a 1ª Semana da Qualidade de Vida no Trabalho, no período de 02 a 05 de abril de 2018, no Auditório Tenente-Brigadeiro Paulo Victor, no 3º andar da CISCEA.

O evento, que foi extensivo a todas as Organizações Militares do Complexo Santos Dumont, marcou o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, celebrado no dia 6 de abril, e foi uma forma de alertar os colaboradores sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis, ressaltando que o estilo de vida impróprio pode interferir na produtividade e desencadear uma série de doenças crônicas, limitando suas atividades no trabalho e no lazer.

Na abertura do evento, o Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos, Presidente da CISCEA, destacou os assuntos que seriam abordados durante a semana, como hábitos posturais, incentivo à atividade física, alimentação saudável, educação financeira e o conceito Mindfulness de atenção plena, e resumiu: “O que existe de mais importante na vida é a saúde. Temos que tomar alguns cuidados, este evento é uma oportunidade”.

Em seguida, Patrícia de Aguiar e Celso Faustino, respectivamente Fisioterapeuta e Educador Físico da Clínica Bem-Estar & Reabilitação, ministraram a palestra “Hábitos posturais e atividades físicas: uma questão de consciência”. Patrícia explicou que descobrir as causas da alteração postural é essencial para sanar ou diminuir o problema, mostrou algumas posturas inadequadas que adotamos no dia-a-dia no trabalho e listou diversas patologias causadas por estas posturas inadequadas. A Fisioterapeuta demonstrou qual é a postura adequada para a estação de trabalho e afirmou que é necessário que tenhamos músculos fortes e saudáveis para conseguirmos manter essa boa postura, por isso, também, a importância da prática regular de atividades físicas.

Celso Faustino nos lembrou o quanto a modernidade contribuiu para o sedentarismo e aumento de doenças crônicas. “Antigamente nós tínhamos que levantar para mudar o canal da TV e para ligar o ventilador, não existiam elevadores, e utilizávamos os músculos até na máquina de escrever. Hoje temos controle remoto para quase tudo, elevadores e escadas rolantes, e computadores sensíveis ao toque, onde utilizamos os tendões, mas não fortalecemos os músculos”, explicou o Educador Físico, ao incentivar que todos criem o hábito de praticar atividades físicas regulares. Celso demonstrou, também, diversos exercícios que podem ser feitos na estação de trabalho durante o expediente. “Façam alongamentos, utilizam as escadas, levantem e andem, pelo menos de duas em duas horas”, orientou o Educador Físico.

Na manhã da terça-feira, dia 03 de abril, foi a vez do Vigilantes do Peso apresentar seu programa de emagrecimento saudável, conforme solicitado por alguns colaboradores. Na apresentação, a Sra. Cristiane Matoso frisou que o Vigilantes do Peso não é dieta e nem regime, é um estilo de vida, através de uma alimentação mais saudável. “Precisamos tomar uma atitude, sair do sedentarismo e nos preocupar com o que comemos. Vocês não estão aqui para perder peso, pois quem perde, acha. Vocês estão aqui para conquistar o peso ideal”, afirmou ela, que é odontologista e, após emagrecer 40 quilos e manter o peso pelos últimos dez anos, foi convidada a trabalhar na empresa.

A parceria com o Vigilantes do Peso prevê desconto no programa e reuniões semanais no Complexo, facilitando e incentivando essa tomada de atitude. Interessados em participar do grupo, entrem em contato com a Seção de Comunicação Social (SECOM) da CISCEA.

À tarde, foi a vez da 1º Tenente Nutricionista Maria Clara de Amorim, do efetivo do Hospital Central da Aeronáutica (HCA) ministrar a palestra “Alimentação saudável e sua aplicação nos dias atuais”. Na abertura da palestra, o Tenente-Coronel André Eduardo Jansen, Chefe da Divisão Técnica da CISCEA, lembrou que a alimentação normalmente é associada à questão estética, e frisou que o mais importante de se alimentar bem é evitar as doenças que podem comprometer a qualidade de vida.

A Tenente Maria Clara destacou a importância de saber o que estamos comendo, detalhou os tipos de alimentos e nutrientes e demonstrou, em seguida, de que é composta uma alimentação saudável, dividindo um prato de comida em quatro partes: 2/4 de verduras e legumes, 1/4 de proteínas de origem animal e vegetal e 1/4 de fontes de carboidrato. “Essa divisão deve ser feita também para as outras refeições, como café da manhã, colação, lanche e ceia, sabendo distribuir os alimentos que devemos colocar em cada categoria”, disse a Nutricionista.

A militar explicou a importância de priorizar os alimentos naturais aos industrializados, ensinou a entender a ordem dos rótulos dos alimentos e enfatizou que devemos comer devagar, mastigar muito bem os alimentos antes de ingeri-los, e não beber líquidos durante as refeições. “A mastigação é o primeiro sinal que enviamos ao cérebro para que ele identifique o início de uma refeição. Se a mastigação ocorre de forma muito rápida, não há tempo suficiente para o cérebro se sentir saciado, e acabamos nos alimentando continuamente até que o estômago fique cheio, embora quem deva indicar o momento para cessar a refeição.

A manhã da quarta-feira, dia 04 de abril foi reservada para tratar da saúde financeira. O Tenente-Coronel André Luis Regly de Oliveira, Chefe da Divisão de Logística da CISCEA, fez a abertura da palestra “Inteligência financeira: administrando recursos finitos” do Sr. Carlos Batalha, Gestor da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência;

Batalha ensinou que os nossos rendimentos devem sempre ser divididos em quatro partes: 1) despesas necessárias ou essenciais, 2) realização de sonhos ou projetos, 3) fundo de reserva e 4) segurança e conforto na aposentadoria. O Gestor listou os vilões que contribuem para o endividamento, como as compras por impulso, a utilização frequente do limite do cheque especial, gastos excessivos com cartão de crédito, entre outros, e incentivou que todos conversem sobre dinheiro em seus lares antes do endividamento, controlem seus gastos e façam planejamentos a curto, médio e longo prazo. “Inteligência financeira é saber priorizar os gastos. Gastar é uma atividade cotidiana. Se eu não sei para onde o meu dinheiro está indo, eu não tenho controle. Ele pode ir para qualquer lugar, inclusive para o ralo”, afirmou.

Carlos disponibilizou planilhas para controle financeiro (clique aqui para acessar) e, diante de tamanha interação com a plateia e o pouco tempo de palestra, sugeriu a formação de um grupo para uma reunião mais aprofundada. Interessados em fazer parte do grupo, entrem em contato com a SECOM/CISCEA.

A 1º Tenente Estatística Sandra Dias Leite, do Subdepartamento de Administração (SDAD) do DECEA, participou de várias palestras. “Achei todas interessantíssimas, mas a palestra sobre Inteligência Financeira me despertou. Não temos tanta noção do que gastamos, dificilmente conseguimos manter um controle, mas constatei que temos mesmo que dar um jeito de dividir nossos rendimentos nessas quatro partes e, principalmente priorizar e reduzir os gastos”, disse a militar.

A última palestra do evento “Mindfulness, coincidência e o poder do agora” foi ministrada pelo Dr. Vitor Friary, Diretor Clínico do Centro de Mindfulness e Clínica de Redução de Estresse.
O Psicólogo explicou que o Mindfulness é a capacidade de estar presente inteiramente no que está fazendo. É ter atenção plena, uma forma de viver, de agir, de se comportar. “A nossa mente vive, aproximadamente 47% do tempo, remoendo fatos passando e planejando ações futuras, e perdemos a oportunidade de sermos gratos e aproveitar o presente momento. A vida é muito curta, devemos nos conectar com aquilo que importa”, disse Friary.

Ao fazer uma experiência com a plateia – o Psicólogo distribuiu uvas passas e pediu que cada um a observasse em detalhes, explorando a visão, o tato, a audição e o paladar – gosto e textura. Friary guiou a plateia para um momento de meditação, pedindo que todos se sentissem como âncoras, aportando em algum lugar. “Estou aqui, inteiramente. De que maneira a forma de prestar atenção é diferente da forma com usamos a atenção no dia a dia?”, questionou o profissional. Ao interagir com o público, algumas pessoas afirmaram ter conseguido realmente prestar atenção no que estavam fazendo. Alguns dormiram durante a prática e outros ficaram incomodados com o barulho do relógio, do elevador, da obra ao lado, de um celular vibrando, e Vitor concluiu:  “A prática do Mindfulness contribui para o reconhecimento dos limites. De que maneira a forma de prestar atenção é diferente da forma com usamos a atenção no dia a dia? Devemos praticar a não reação – reagir menos, responder mais, mas com habilidade”.

 “Saio daqui hoje modificada, acreditando que essa Semana da Qualidade de Vida marca o início de uma nova visão, de todos os assuntos abordados, para todos que participaram do evento ”, declarou Yoná de Oliveira Di Sarli, da Seção de Informações de Projetos (GIP) da CISCEA.

No Café da manhã de encerramento do evento, o Coronel Aviador Álvaro Guimarães Wolnei, Vice-Presidente da CISCEA, discursou sobre felicidade e qualidade de vida. “De nada adianta a eternidade se não estamos no melhor lugar, se não estamos felizes. No trabalho não é diferente, estamos aqui a maior parte do nosso tempo, então que encontremos nesse lugar, também, a felicidade. A felicidade é sempre uma busca, ligada diretamente à Qualidade de Vida”, declarou.

Houve sorteio de brindes aos participantes do evento presente e, durante a tarde, os colaboradores desfrutaram de massagens relaxantes, shiatsu e kinesio terapia a preços simbólicos, oferecidos pela Clínica Autoestima.

Para a Cristina Gonçalves da Silva, da Seção de Comunicação Social do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), o evento foi fantástico. “Hoje em dia estamos tão estressados, temos mesmo que nos preocupar com a nossa saúde física e mental para viver melhor. O comentário geral no Complexo é que as palestras foram um sucesso. Obrigada e parabéns pela iniciativa”, declarou Cristina.

“O evento foi maravilhoso, todas as palestras com conteúdos diversificados e muito pertinentes ao momento atual. Gostaria que pudéssemos repetir” declarou Cláudia Cabral, da Assessoria de Contas a Pagar e de Diligenciamento junto aos Fornecedores (ACP) da CISCEA.

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA
2º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Fotos: Fábio Ribeiro Maciel (ASCOM/DECEA) e Márcio Soares de Loyola (VTI/CISCEA)