Portal do Governo Brasileiro
Detalhes
Publicado em 09/03/2018 15:24:00
Acessos: 0

O primeiro treinamento de Revit básico do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA II) foi ministrado pelo arquiteto Diego Kapaz e pelo coordenador BIM (Modelagem da Informação da Construção) Carlos Dias, ambos da Seção de Mecânica e Civil (IMC) da Divisão de Infraestrutura (DI) da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), entre os dias 26 de fevereiro e 05 de março, na sede do Centro, em Curitiba (PR).

Militares e civis da Seção de Engenharia do CINDACTA II tiveram a oportunidade de ter seu primeiro contato com a ferramenta e outros, mais adiantados, puderam aprofundar seus conhecimentos na modelagem em BIM.

O treinamento teve como objetivo solidificar a integração entre as duas unidades da Força Aérea Brasileira (FAB), já que ambas farão parte da primeira prova de conceito, elaborada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado do Paraná (SENAI-PR), no intuito de estabelecer normas e padrões para a implantação da tecnologia BIM na CISCEA.

A tecnologia BIM permite que profissionais de diferentes especialidades trabalhem de forma integrada e colaborativa na construção de modelos virtuais de edificações, que funcionam como um banco de dados com informações relevantes para as diferentes fases de seu ciclo de vida.

Nos últimos dois anos, profissionais da DI da CISCEA utilizaram a ferramenta Revit da Autodesk para a elaboração de projetos BIM. Este software permite que seja feita a modelagem do edifício, a extração de quantitativos, especificações e a documentação do projeto. Após este período de experimentação, chegou o momento de ampliar a equipe que utiliza o Revit para que, em um futuro próximo, apenas sejam desenvolvidos projetos em BIM pela CISCEA.

“A partir dessa tecnologia, é possível modelar a construção, prever possíveis problemas durante a execução e mitigá-los ou eliminá-los durante o projeto. Na segunda fase, a partir do projeto, é possível inserir as informações de custo e fazer o orçamento da obra, assim como informações de tempo e cronograma físico do empreendimento, sendo possível prever as manutenções prediais, possíveis reformas. Em algum momento, todas as áreas da CISCEA, e até mesmo outros órgãos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) que se relacionam com a DI, deverão inserir informações no projeto seguindo os conceitos BIM na ferramenta disponível”, explicou Paulo Oggi, Gerente de Infraestrutura da CISCEA.

Para o chefe da Seção de Engenharia do CINDACTA II, Tenente Engenheiro Civil AndersonRibeiro, a resposta ao curso foi extremamente positiva. “Gostaria de agradecer aos instrutores pela dedicação e pelo conhecimento compartilhado com a equipe do CINDACTA II. Acredito que nessa semana avançamos muito no projeto de implantação da tecnologia BIM”.

O coordenador Bim Carlos Dias explicou que a tecnologia BIM exige integração e colaboração, e que este é um dos maiores desafios da instituição como um todo. “Esperamos que este tenha sido apenas o primeiro passo dentro de uma caminhada mais efetiva para uma gestão mais eficiente dos projetos, obras e operações das edificações que fazem parte da infraestrutura do SISCEAB”, finalizou.

Seção de Comunicação Social da CISCEA
Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Fotos: Carlos Dias (DI/CISCEA)