Portal do Governo Brasileiro
Detalhes
Publicado em 05/11/2018 13:15:00
Acessos: 0

Realizada em Hamburgo, Alemanha, no período de 23 a 25 de outubro, a 1ª Conferência Internacional sobre Torres Digitais atualizou os participantes sobre as mais recentes e variadas soluções tecnológicas de controle de torre de aeródromo.

Além do Brasil, Canadá, Irlanda, Suécia, Espanha, Noruega, Alemanha, Holanda, Itália, Portugal, Hungria, Itália e Reino Unido estiveram presentes na Conferência.

Neste cenário internacional, o Brasil esteve representado pelo Vice-Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Coronel Aviador Álvaro Wolney Guimarães e pelo 2º Tenente Angelo Vaine Honorio, controlador de tráfego aéreo lotado na Seção de Normas de Operações Militares (DNOR7) do DECEA.

O evento foi estruturado em palestras de especialistas do setor, oficinas de debates e workshops.

Os conferencistas receberam as atualizações mais recentes sobre as várias soluções de controle de torre de aeródromo e descobriram as vantagens do controle de tráfego digital que se estendem além da segurança e da lucratividade.

Os mais recentes avanços tecnológicos foram compartilhados entre os participantes, que tomaram conhecimento sobre o aumento da eficiência através de uma maior implementação dentro de um aeroporto.

Houve, ainda, discussão sobre o gerenciamento de mudanças: como o planejamento, a comunicação e a educação - ações que podem moldar a implantação de uma torre digital.

Os participantes conheceram as vantagens competitivas, de acordo com a apresentação de lições aprendidas e os estudos de casos das principais parcerias do setor entre prestadores de serviço de navegação aérea, desenvolvedores de sistemas e aeroportos.

Na conferência, DECEA e CISCEA construíram uma sólida compreensão das tecnologias de torre digital - seus desafios e oportunidades e o que o futuro pode conter. Os representantes brasileiros participaram de oficinas que discutiram  o aumento da segurança do tráfego aéreo e a redução de custos operacionais com a implantação de torre digital.

Os militares destacaram, ainda, o aprendizado sobre a relevância dos fatores humanos para o desenvolvimento e a implementação de torre remota. A inovação em inteligência artificial na gestão do tráfego aéreo e as especificações mínimas de desempenho do Sistema de Aviação para Sistemas Óticos Remotos de Torre foram outros temas de interesse dos brasileiros.

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA
Edição: 1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Reportagem: Daisy Meireles (ASCOM/DECEA)

Fonte: SDOP/DECEA