Portal do Governo Brasileiro
Detalhes
Publicado em 31/10/2018 11:12:00
Acessos: 0

Nesta segunda-feira (29/10), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado na cidade de São José dos Campos (SP), realizou uma cerimônia militar em comemoração ao Dia da Engenharia da Aeronáutica - celebrado em 28 de outubro.

Presidida pelo Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica (COMGAP), Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury, a solenidade contou com a presença do engenheiro mais antigo da Força Aérea Brasileira (FAB), o Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos, Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA).

Participaram da cerimônia os Oficiais engenheiros da CISCEA, Coronel André Eduardo Jansen, Chefe da Divisão Técnica (DT), o Tenente-Coronel Marcos Aurélio Valença Belchior, Adjunto da DT, a Capitão Talita da Cunha Mattos, Adjunto da Divisão Operacional, o Capitão David de Azevedo Dantas, Adjunto da Divisão de Infraestrutura, além dos Tenentes Osvaldo José de Jesus Silva, Márcio Ferreira Costa e Jaqueline Mapelli Hadid.

A ordem do dia, assinada pelo Major-Brigadeiro Fernando, destacou a importância do profissional de engenharia nas mais diversas áreas da Força Aérea, lembrando que se trata de um trabalho árduo, mas fundamental para o futuro da FAB. “Que, inspirados no legado deixado pelo nosso patrono e mais ilustre engenheiro, ousemos fazer mais e melhor, acreditando em nosso potencial a despeito de qualquer ceticismo, atuando de forma integrada e relevante, em prol de uma Força moderna, eficiente e respeitável”, disse ele.

O Patrono da Engenharia da Aeronáutica é o Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, idealizador do então Centro Técnico de Aeronáutica, atual DCTA, e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), considerado o berço da profissão no país. Ele acreditava que somente seria possível desenvolver uma Indústria Aeronáutica no Brasil se o país dispusesse de uma escola que proporcionasse formação técnica de alto nível.

 

Clique aqui para acessar a Ordem do Dia da Engenharia da Aeronáutica.

Seção de Comunicação Social da CISCEA
Edição: Tenente Camille Barroso (SECOM/CISCEA)
Fonte: Tenente Larissa (DCTA)
Fotos: Sargento Petherson (DCTA)