Portal do Governo Brasileiro
Detalhes
Publicado em 08/06/2018 15:12:00
Acessos: 0

A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) realizou, no período de 28 a 30 de maio, um treinamento para conscientização da Mentalidade de Riscos na Gestão Empresarial.

O treinamento, ministrado pela Sra. Ana Paula Xavier de Brito, da Empresa SGS Academy, ocorreu no Auditório Paulo Victor e foi direcionado aos Gerentes de Projetos, Auditores da Qualidade e convidados das Divisões da CISCEA, com o objetivo de a atender às orientações do Comando da Aeronáutica e da atualização do processo de Gestão da Qualidade na norma ISO 9001:2015.

Ana Paula apresentou os princípios da gestão de risco, as influências e fatores internos e externos, a definição dos critérios de risco e as metodologias utilizadas para a identificação, análise e avaliação dos mesmos. “O maior risco que uma organização pode correr é não saber quais são os seus riscos”, enfatizou.

Em seguida, a palestrante introduziu o conceito mentalidade de riscos, explicando que o pensamento baseado em risco é essencial para se obter um sistema de gestão da qualidade eficaz. “Todos na organização são responsáveis por gerenciar riscos, por isso a integração da gestão de riscos à cultura da organização é essencial”, disse ela.

O conceito de mentalidade de risco realiza ações preventivas para eliminar causas de potenciais não conformidades, analisa quaisquer não conformidades que ocorram e toma ações para prevenir a recorrência das mesmas.

Um desvio positivo em relação ao resultado planejado proveniente de um risco pode oferecer uma oportunidade, mas nem todos os efeitos positivos do risco resultam em oportunidades. “Risco é o efeito da incerteza, num resultado esperado, e qualquer incerteza pode ter efeitos positivos ou negativos”.

  

Ana Paula propôs diversos exercícios internos com abordagens reais e orientou os participantes para ações para abordassem os riscos e as oportunidades de forma a entender a Organização e seu contexto.

Para Paulo Carvalho, Chefe Assessoria de Gestão da Qualidade (AGQL), o ponto mais importante foram os exercícios em grupo com temas internos da organização e os exemplos práticos apresentados pela palestrante. “O treinamento superou as expectativas, pois atendeu às necessidades da organização e envolveu diretamente os participantes nos problemas internos“.

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA
1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Fotos: Fábio Macial (ASCOM/DECEA)