Portal do Governo Brasileiro
Detalhes
Publicado em 04/02/2020 13:50:00
Acessos: 0

Em continuidade ao processo de modernização da rede de radares de vigilância de rota que integram o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) firmou, em 30 de janeiro de 2020, um contrato com a empresa Raytheon-UK para a modernização dos sete radares secundários CONDOR COSSOR MK2 existentes na área do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA IV).

Os radares foram implantados no início dos anos 2000, dentro do escopo do Projeto do Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM), e estão em operação contínua desde a sua instalação. Os dados radar gerados por esses equipamentos estão integrados no Centro de Controle de Área Amazônico, no CINDACTA IV, em Manaus - AM.

Os sítios radar contemplados com a modernização dos radares secundários CONDOR COSSOR MK2 estão localizados nas cidades de Rio Branco - AC, Porto Velho - RO, Conceição do Araguaia - PA, Macapá - AP, Santarém - PA, São Luís - MA e Vilhena - RO.

Os radares em pauta, após a modernização, terão a designação MK3, sendo muito mais integrados do que os radares atuais e com menor número de módulos eletrônicos, reduzindo o consumo de energia elétrica e propiciando maior capacidade de monitoração e de controle. 

“A presente modernização tem o objetivo de assegurar, não somente as condições de manutenção de cada radar, mas, em especial, preservar, de modo inequívoco, as condições de segurança operacional relacionadas com circulação aérea geral na Região Amazônica”, afirmou Manoel Luiz Ribeiro, chefe do Setor de Radiodeterminação da CISCEA.

Estamos entusiasmados por ter a CISCEA como cliente novamente e por expandir nossas operações no Brasil. Esperamos manter a Amazônia uma região segura para o seu controle de tráfego aéreo”, declarou Gerry Gillies, gerente comercial e de contratatos da empresa Raythaeon UK.

Participaram do evento o presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos, o vice-presidente da CISCEA, Coronel Engenheiro André Eduardo Jansen, o chefe da Divisão Técnica, Tenente-Coronel Engenheiro Marcos Aurélio Valença Belchior, o chefe da Divisão Administrativa, Major Intendente Alberto de Almeida Gomes, os gerentes de projetos Cláudio Macedo e Paulo Roberto P. Magalhaes, os representantes da empresa Raytheon UK, Scott Barbary, Gerry Gillies e Nigel MacVean, e o representante da empresa Raytheon no Brasil, Major-Brigadeiro R1 Álvaro L. Pinheiro da Costa.

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA
Texto e Fotos: Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Fonte: Manoel Luiz Ribeiro