Portal do Governo Brasileiro
Detalhes
Publicado em 12/12/2018 12:14:00
Acessos: 0

SOLENIDADE DE INAUGURAÇÃO MARCA A CONCLUSÃO DA IMPLANTAÇÃO DO MAIOR EMPREENDIMENTO DE ENGENHARIA DO COMAER EM DÉCADAS

 

A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) participou, na última quarta-feira (5/12), da solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), no município de Lagoa Santa, região metropolitana de Belo Horizonte (MG). O novo complexo de formação de oficiais está localizado a poucos quilômetros do aeroporto de Confins, e substituirá o CIAAR-Pampulha no atendimento das demandas do Comando da Aeronáutica (COMAER). Em um terreno de quase 720.000m², 47 edificações que perfazem aproximadamente 60.000m² e 9 km de vias internas, o novo CIAAR é uma “mini cidade” que está sendo inaugurada após a entrega das obras pela CISCEA.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato e estiveram presentes à solenidade, entre outras autoridades civis e militares, o futuro Comandante da Aeronáutica e atual Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez e o Vice-Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço.

A CISCEA foi representada pelo Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, que presidiu a Comissão de 2007 a 2015, pelo Chefe da Sexta Subchefia do Estado Maior da Aeronáutica (EMAER), Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, que presidiu a CISCEA em 2016 e 2017, pelo atual Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos, além de uma comitiva de militares e colaboradores que participaram dessa grande empreitada.

A implantação do complexo remete ao gladio alado, símbolo da Força Aérea Brasileira, e as edificações dispostas em meio ao belíssimo paisagismo projetado, possuem arquitetura arrojada e linhas harmoniosas, dando requinte ao complexo, tanto em suas formas quanto em seus materiais empregados, o que gera uma sensação agradável ao usuário ao se locomover de carro ou a pé em qualquer área do CIAAR-LS.

 

O novo complexo de ensino conta com características de sustentabilidade, algumas inéditas dentro do Comando da Aeronáutica, tais como captação e utilização de águas pluviais, sistema de aquecimento solar, sistema termobrise de fachadas e acabamento de fachadas em tons claros visando menor retenção de calor, além de telhas termo acústicas. O CIAAR–LS conta também com um controle integrado de sistemas para gerenciamento de todos os sistemas prediais especiais e de automação, reunindo as informações de controle de acesso, detecção e alarme de incêndio e do circuito fechado de câmeras de vigilância, entre outros.

Dentre as edificações inauguradas há alojamentos, capela, banda de música, comando, refeitório, complexo poliesportivo completo, hotéis de trânsito, entre outros. O prédio da escola e centro de convivência, a maior edificação do complexo, terá capacidade para cerca de 1.300 vagas simultâneas de ensino, além de contar com biblioteca e auditórios, incluindo o recém-inaugurado Auditório Santos Dumont, com capacidade para 800 pessoas - é um dos maiores da região metropolitana de Belo Horizonte e possui infraestrutura e sistemas de apoio dos mais modernas para esse tipo de construção.

 

Em função de suas dimensões e especificidades, a obra do CIAAR contou com uma equipe multidisciplinar de fiscalização dedicada e alocada em Lagoa Santa exclusivamente para atendimento das demandas da empreitada, assumida pela CISCEA em 2012.  Esta comissão de fiscalização, presidida pelo Coronel Aviador R1 Eric Bastos e composta por engenheiros, arquitetos e profissionais das mais diversas especialidades, atuou de forma determinante para que os prazos e escopo de contrato fossem respeitos, o que garantiu a entrega do empreendimento ao CIAAR na data prevista.

Além da atuação padrão e qualitativa prevista nas atividades de fiscalização das obras da CISCEA, o empreendimento do CIAAR exigiu da Comissão diversas ações para otimização e cumprimento do contrato. As palavras do arquiteto Alessandro Matos, responsável pela coordenação de projetos e planejamento da Comissão, ilustram esses desafios. “Em parceria e validação da chefia técnica da Comissão, representada pelo Capitão Engenheiro David Dantas, foram criadas ferramentas de controle adicionais que facilitaram o acompanhamento e entrega do contrato. Dentre estas ferramentas podemos citar o RDO Eletrônico (rastreabilidade), a planilha de desvios orçamentários, que foi alimentada desde o início do contrato e nos possibilitou a análise efetiva de pleitos de aditamentos, os check lists de execução, pendências e qualidade dos serviços, o controle físico de contrato adicional ao controle físico financeiro padrão e o manual do proprietário / Data Book Eletrônico, que é uma ferramenta de navegação interativa, onde o usuário de operação e manutenção do empreendimento poderá acessar de forma rápida e digital todas as informações do CIAAR, garantindo um melhor aproveitamento de todos os recursos implantados na obra”, declarou Alessandro Mattos.

Outro ponto que merece destaque na atuação da fiscalização da CISCEA nesta obra foram as tramitações legais junto a órgãos competentes e concessionárias de serviço público no complexo do novo CIAAR. Segundo o Gerente Administrativo da comissão de fiscalização, Coronel R1 Waldemar Cruz, as tratativas junto às autoridades e órgãos de controle foram sempre muito transparentes. "Esta transparência, presente no DNA da CISCEA, nos permitiu obter todas as licenças pertinentes antes da data de inauguração, o que gerou muita satisfação do cliente, além de nos possibilitar a execução somente os itens estritamente necessários, visto que os atendimentos normativos foram sempre acompanhados in loco por este órgãos e autoridades, através das inúmeras visitas coordenadas por nós”.

O CIAAR está localizado em uma área de proteção ambiental, possuindo uma grande biodiversidade de espécies da fauna e flora. Durante a fase de instalação do empreendimento, a Assessoria de Gestão e Meio Ambiente (AGMA) da CISCEA  conduziu e fiscalizou a realização dos trabalhos ambientais em áreas multidisciplinares, tais como: geração e descarte de resíduos, manutenção e preservação da fauna e flora remanescente, recuperação de áreas degradadas, plantio de mudas, educação ambiental interna e externa, entre outros. Esse esforço culminou com a emissão da Licença Ambiental de Operação, a qual concedeu o aval o para funcionamento do empreendimento.

"Pela grandeza do empreendimento, estima-se que todos os setores da CISCEA estiveram, em algum momento, envolvidos com atividades relacionadas ao CIAAR. Por esse motivo, a inauguração do maior empreendimento de infraestrutura do COMAER das últimas décadas é motivo de orgulho para todos os colaboradores da CISCEA, que durante a solenidade estiveram representados por uma equipe de profissionais que tiveram seu esforço reconhecido em cumprimentos, abraços e agradecimentos pessoais, bem como pelas palavras do Comandante da Aeronáutica em seu discurso. Parabéns à CISCEA e ao DECEA por terem aceitado o desafio e pela brilhante condução do empreendimento, ainda que diante das mais complexas dificuldades técnicas e administrativas. O novo CIAAR é mais um legado da CISCEA e seus colaboradores, que tantas vezes teve seu trabalho reconhecido na implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), e que nessa ocasião deixa a sua marca de qualidade e eficiência para a área de ensino do Comando da Aeronáutica", elogiou o chefe da Divisão de Infraestrutura da CISCEA, Major Aviador Wallace Gonçalves Teixeira.

Seção de Comunicação Social da CISCEA
Edição: 1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Fonte: Divisão de Infraestrutura da CISCEA
Fotos: Cel Av Curityba