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Dia do Nascimento de Alberto Santos-Dumont
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Publicado em 19/07/2019 08:37:00
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CISCEA entrega nova Subestação de Energia Elétrica em Santa Maria
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Publicado em 23/04/2019 15:21:00
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A ALA 4, antiga Base Aérea de Santa Maria, inaugurou em solenidade oficial, no dia 16 de abril, sua nova Subestação de Energia Elétrica. 

A solenidade de inauguração foi presidida pelo comandante da ALA 4, Coronel Aviador Elison Montagner, tendo como autoridades militares o General de Brigada Roberto Rodrigues Pimentel e o Coronel de Cavalaria Urubatã Muterle Gama, respectivamente comandante e  chefe do Estado-Maior da 6ª Brigada de Infantaria Blindada; o Tenente-Coronel Especialista em Aviões André Luiz Regly Ferreira, chefe da Divisão de Infraestrutura da CISCEA; representantes da empresa executora, imprensa e demais convidados. 

A obra, iniciada em janeiro de 2017, foi projetada, fiscalizada e supervisionada pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) e incluiu a modernização da rede elétrica aérea, cabine de medição, revitalização da iluminação pública, modernização de toda a rede eletrônica (dados e voz) e uma casa de força (KF), totalizando 4 km de rede de distribuição de energia.


O empreendimento demandou um grande esforço da CISCEA, tendo em vista que englobou a substituição de todo o cabeamento de distribuição elétrica em média e baixa tensão por cabeamento compacto, com maior segurança e tecnologia. Foram substituidas mais de 100 luminárias nas vias internas por luminárias LED, proporcionando mais eficiência energética. A edificação da casa de força tem, aproximadamente, 700m² de área, com três unidades geradoras de 1563 KVA. A automatização do sistema garante reabastecimento de energia elétrica da guarnição em menos de 20 segundos após a falta de energia elétrica da concessionária.


A implantação da nova subestação visa suprir a demanda no fornecimento de energia elétrica nas instalações da ALA 4. O investimento, cerca de 27 milhões de reais, possibilita a total operacionalidade, de forma autônoma, da Guarnição de Aeronáutica de Santa Maria, 24h por dia, sete dias por semana, além de prover energia elétrica sem falhas para o Destacamento de Controle do Espaço aéreo de Santa Maria (DTCEA-SM), garantindo toda segurança das operações do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e do Terminal de Passageiros do Aeroporto Municipal de Santa Maria que hoje tem sua administração delegada à Prefeitura Municipal de Santa Maria.

Seção de Comunicação Social da CISCEA

Texto e fotos por Ten Cel Esp Av André Luis REGLY Ferreira
Editado por Daisy Meireles


CISCEA participa da reunião de revisão crítica do projeto da DLRS-III na sede da Rohde & Schwarz
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Publicado em 23/04/2019 13:51:00
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Da esquerda para direita: Igor Luvizeto, Roberto Baptista, Carlos Junqueira, Tenente-Coronel Belchior, Constantin von Reden, Lindbergh Ananias, Capitão Fernando Azevedo e Sérgio Roberto

Da esquerda para direita: Igor Luvizeto, Roberto Baptista, Carlos Junqueira, Tenente-Coronel Belchior, Constantin von Reden, Lindbergh Ananias, Capitão Fernando Azevedo e Sérgio Roberto

 

Em Dezembro de 2018, a Força Aérea Brasileira (FAB) assinou, por meio da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), um novo contrato com a Rohde & Schwarz (R&S), com o objetivo de fornecer a Estação Remota Portátil de Data Link (DLRS-III-T) para expansão do sistema data link da FAB.

Durante a semana, 16 oficiais e engenheiros da FAB, liderados pelo Tenente-Coronel Engenheiro Marcos Aurélio Valença Belchior, chefe da Divisão Técnica da CISCEA, visitaram as instalações da empresa e participaram de uma reunião para revisão crítica de projeto (CDR) da DLRS-III-T. 

O Sistema de Data Link da FAB é baseado no R&S SECOS 2/12 rádio com capacidade TDMA e engloba os segmentos terrestre e aéreo. O segmento terrestre é baseado no R&S S400U rádio e atualmente engloba 28 estações de data link (DLRS), instaladas no país e seis DLRS transportáteis (DLRS-T).

O segmento aéreo é baseado no R&S M3AR, que está instalado na maioria das aeronaves da FAB. A rede administrativa da SECOS engloba a centralização do sistema administrativo da SECOS e dez chaves receptoras e estação de carregamento (KRLS) que suportam a geração, distribuição e administração dos parâmetros da missão SECOS designada para as plataformas que participam de cada missão específica.

O novo contrato expande o segmento terrestre existente com quatro DLRS-III-T, agora, baseado no software chamado rádio da família R&S M3SR , com capacidade de Voz sobre IP. Essas novas estações são projetadas pela RSDB e serão capazes de reconfigurar e substituir as  DLRS fixas, a medida que forem necessárias.

“Estou muito feliz por participar deste desafio, no qual estamos alinhados com as comunicações seguras e com as iniciativas de defensa do território brasileiro, e confiante, pois a CISCEA, em parceria com Rohde&Schwarz, tem implantado uma melhor capacidade operacional e consciência situacional para o Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), através deste projeto da DLRS transportável", disse o Tenente-Coronel Belchior.

Para esse novo contrato, a R&S América Latina (RSLA) é o principal contratante e ambas montagem e integração das estações serão feitas no Brasil, sob a responsabilidade da RSDB. O escopo do fornecedor do novo contrato também inclui quatro centros de controle transportáveis baseados no R&S GB4000C e R&S GB4000V unidades de controle remoto, um para cada DLRS-III-T, e três centros de controles fixo baseados no R&S RCMS-II.

O engenheiro Igor Luvizeto, chefe da Divisão de Segurança e Defesa do RSDB, disse que a nova estação DLRS transportável baseada na família R&S M3SR SDR expandirá as operações e a capacidade de integração da FAB com o sistemas existentes com funcionalidades IP como  controle remoto TCP/IP e VoIP. "Adicionalmente, a longa parceria entre a RSDB e FAB possibilita a companhia desenhar um projeto especialmente customizado para atender os requisitos da FAB” - finalizou Igor.

A administração e a operação do sistema terrestre de data link está sob a responsabilidade da CISCEA e do 1º GCC.

A CISCEA é responsável por implantar o sistema brasileiro de controle do espaço aéreo e o 1º GCC está encarregado de implementar a operação de suporte terrestre necessário para as operações aéreas em áreas não cobertas pelo sistema fixo.

O Tenente-Coronel Belchior esteve acompanhado nesta missão pelo Capitão Engenheiro Fernando Azevedo (1° GCC) e pelos engenheiros Lindbergh Ananias Filho e Carlos Augusto Junqueira, respectivamente, gerente de Projetos e chefe da Seção de Telecomunicações da CISCEA. Outros dois  engenheiros da Rohde & Schwarz do Brasil, liderados pelo Igor Luvizeto, também, participaram da reunião. São eles, Roberto Baptista e Sérgio Roberto, gerente técnico e gerente de projetos, respectivamente.

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA

Texto e foto por Ten Cel Eng Marcos Aurélio Valença BELCHIOR

Editado por Daisy Meireles (ASCOM/DECEA)


PERMISSÕES DE ESTACIONAMENTO 2019
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Publicado em 09/04/2019 11:34:00
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Centralização de planos de voo suportada pelo SIGMA é objeto de contratos assinados pela CISCEA
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Publicado em 22/01/2019 10:37:00
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A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) celebrou, na tarde do dia 17 de janeiro, a assinatura de três contratos com a empresa Atech para prover a centralização do gerenciamento de planos de voo suportada pelo Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (SIGMA), integrado ao Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional (SAGITARIO), que já permitem uma série de facilidades aos seus usuários tanto no preenchimento dos planos de voo, quanto no gerenciamento dos mesmos pelas autoridades responsáveis.

No evento estavam presentes o Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos; o Chefe do Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino; o Vice-Presidente da CISCEA, Coronel Aviador Álvaro Wolnei Guimarães; o futuro Chefe da Divisão Operacional (DO) da CISCEA, Coronel Aviador Cyro André Cruz, que assumirá a divisão no fim deste mês, além de militares e civis da DO e do Presidente e do Diretor da empresa Atech, Edson Carlos Mallaco e Delfim Miyamaru, respectivamente.

Face à centralização das tarefas de gerenciamento das intenções de voo no SIGMA, faz-se necessário como pré-requisito a instalação de recursos físicos e de sistemas robustos que garantam uma operação ininterrupta dos sistemas envolvidos.

A adoção da centralização da gerência das intenções de voo no Brasil permitirá o tratamento, análise sintática e semântica das mensagens de Serviço de Tráfego Aéreo (ATS, do inglês Air Traffic Service) e proporcionará a otimização da interferência humana no processo, com a consequente redução de esforços e da carga de trabalho. Além disso, os pilotos, os Despachantes Operacionais de Voo (DOV), as autoridades e os demais interessados terão a possibilidade de acompanhar o processamento das intenções de voo em todas as suas etapas, garantindo, ao final, que a intenção de voo apresentada corresponda com fidelidade à autorização do órgão de Controle de Tráfego Aéreo (ATC, do inglês Air Traffic Control).

As empresas aéreas poderão utilizar seus sistemas para entrega, em lote, das intenções de voo no formato de mensagens ATS. A integração do SIGMA com os sistemas automatizados de intenções de plano de voo (SIGMA), a visualização e tratamento de dados (SAGITARIO) e os sistemas de gerenciamento de torre (TATIC) são de extrema importância para a centralização do gerenciamento de plano de voo e deverá proporcionar total integração com os diversos órgãos e sistemas relacionados.

O Presidente da CISCEA agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância das aquisições, que são vitais para a modernização dos sistemas de controle do tráfego aéreo. “Os benefícios operacionais da centralização de planos de voo provocarão um salto na qualidade dos serviços prestados pelo DECEA”, declarou o Major-Brigadeiro Fernando.

Para o Brigadeiro Bertolino, a assinatura dos contratos marca o início de uma nova fase. “É a primeira vez que que estamos fazendo um planejamento conjunto de atualização de dois softwares, que são o SIGMA e o SAGITARIO.  Sempre tratamos os dois de forma isolada, e a centralização de planos de voo acabou forçando isso. Um salto que o DECEA dá na área de Gerenciamento de Tráfego Aéreo e Gerenciamento de Fluxo Aéreo. Resultado de um esforço conjunto que a gente vem procurando há muito tempo”, elogiou o Chefe do SDOP do DECEA.

Seção de Comunicação Social da CISCEA
Texto: 1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso (SECOM/CISCEA)
Fotos: 1º Sgt BFT Mauri Pantoja Muniz (ICA)
Fonte: Camilla Aguiar Hutmacher (DO/CISCEA)