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Presidente da CISCEA reúne colaboradores e exalta o lançamento da Revista CISCEA News 2020
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Publicado em 09/02/2021 18:54:00
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Peça fundamental para qualquer instituição, o trabalho em equipe é baseado na confiança e motivação diária de todas as pessoas que fazem parte de um grupo profissional. Agradecer e elogiar é dar aquele impulso para que a proatividade esteja na essência de cada funcionário.

Foi com esse objetivo que o Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior reuniu os colaboradores que participaram da confecção da Revista CISCEA News 2020.

Participaram do evento o Vice-Presidente da CISCEA, Coronel Aviador Raul Carlos Camara Borges; o Chefe da Divisão de Telecomunicações e Sistemas de Informação (DTSI) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e antigo Chefe da Divisão Técnica da CISCEA, Coronel Engenheiro Marcos Aurélio Valença Belchior; o Chefe da Divisão de Infraestrutura, Tenente-Coronel Especialista em Aviões André Luis Regly Ferreira; a Chefe da Divisão de Logística, Tenente-Coronel Veronica Sousa Lacerda; o Chefe da Divisão Técnica, Tenente-Coronel Engenheiro Gustavo Erivan Bezerra Lima; o Chefe da Divisão Administrativa, Major Intendente Alberto de Almeida Gomes, além de civis e militares que colaboraram com a confecção da revista, enviando artigos sobre os projetos nos quais estão trabalhando.

A Revista CISCEA News 2020 foi uma edição comemorativa pelo aniversário de 40 anos da CISCEA. Lançada em dezembro, contou com artigos sobre os projetos em andamento, uma seção reunindo as notícias publicadas pela Comissão no último ano e uma seção especial de aniversário, onde foram publicadas fotos das quatro décadas enviadas pelos colaboradores mais antigos, além das homenagens feitas em vídeo pelos últimos dez Ex-Presidentes da Comissão, onde é possível também ler o artigo sobre a história da CISCEA. A Revista foi distribuída para Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) no Brasil e Exterior.

O Brigadeiro Sérgio Bastos iniciou seu discurso ressaltando que as revistas CISCEA News foram uma base muito importante de conhecimento dos projetos da CISCEA quando assumiu a Presidência da Comissão, destacou a colaboração de todos que contribuíram para que a edição comemorativa de 2020 alcançasse o resultado esperado, e transmitiu as impressões que já recebeu do público sobre a revista.

    

“Escrever não é fácil. Por muitas vezes, temos todo o conhecimento, mas na hora de colocar no papel, é difícil. Eu li cada um dos artigos e com isso ganhei conhecimento nos diversos projetos da CISCEA. Nós distribuímos as revistas para as nossas Organizações Militares, inclusive fora do país, e não foram poucas as ligações que eu recebi elogiando e perguntando sobre os projetos, pois a grande maioria não tem ciência de tudo o que a CISCEA faz. Essa é a quinta edição da revista e gostaria de parabenizar e agradecer a colaboração e empenho dos senhores, pelo conhecimento compartilhado, pela qualidade dos trabalhos e pela importância que eles têm para o controle do tráfego aéreo no Brasil”, agradeceu o Presidente da CISCEA.

O Oficial General estendeu os agradecimentos ao Coronel Engenheiro André Eduardo Jansen, Diretor do Parque de Material de Eletrônica do Rio de Janeiro (PAME-RJ), pelo apoio na impressão da revista e pela qualidade do material, e aos colaboradores da Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do DECEA, pelo apoio na diagramação e fotografias.

Para a Analista de Sistemas da Divisão Operacional, Joanna Pivatelli, o reconhecimento do trabalho trás motivação e valorização profissional não só dos autores, mas de todos os colaboradores da CISCEA. “Foi um acalento personificado em palavras ditas pelo nosso Presidente. É importante lembrar que o nosso Presidente destacou que os artigos foram lidos e elogiados por autoridades nacionais e internacionais. Isso só ressalta o excelente trabalho que todo o time da CISCEA desenvolveu ao longo dos anos! Cada artigo foi fruto do trabalho de dezenas de pessoas que, direta e indiretamente, contribuíram para aprimorar o controle do espaço aéreo”.

O Coordenador de Contratos da Divisão de Infraestrutura, Desmond Fenton, foi o personagem da seção “Quem faz acontecer” desta edição e parabenizou pela iniciativa do evento, agradecendo a escolha para estampar a seção. “Agradeço pelos momentos maravilhosos nesses 38 anos vividos na CISCEA. Muitas coisas eu aprendi e ainda aprendo com todos, muitos valores eu guardei e muitas vitórias conquistamos. É um prazer fazer parte da família CISCEA”, agradeceu.

A Chefe da Seção de Comunicação Social da CISCEA e Coordenadora da Revista CISCEA News, 1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso destacou a disponibilidade e o empenho de todos nas inúmeras interações necessárias para editar os textos e conseguir boas imagens. “Agradeço a paciência e disponibilidade dos senhores para fazer com que a revista atingisse o nível de satisfação desejado. É de grande importância, estamos divulgando o nosso trabalho e escrevendo a história da CISCEA”.

    

Clique aqui para acessar a 5ª edição comemorativa da Revista CISCEA News e edições anteriores.

Seção de Comunicação Social da CISCEA
1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Fotos: Eduardo Perez (ASCOM/DECEA)


CISCEA dá início ao projeto de modernização do DACOM - Sistema de Defesa Aérea e Circulação Operacional Militar
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Publicado em 09/02/2021 18:25:00
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A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) realizou, no dia 28 de janeiro, a reunião de início de contrato, firmado com a Fundação Ezute em dezembro de 2020 para a modernização do Sistema de Defesa Aérea e Circulação Operacional Militar (DACOM). A reunião ocorreu de forma 100% remota entre representantes da Divisão Operacional da CISCEA e da empresa contratada, com o objetivo de alinhar o escopo do projeto, as atividades previstas e seu cronograma.

O sistema DACOM, desenvolvido na década de 90, é a principal ferramenta de tecnologia da informação atualmente em uso no Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA), que exerce a supervisão e a coordenação das atividades de manutenção da Soberania do Espaço Aéreo Brasileiro. Decorridos mais de 20 anos, é necessária a evolução do Sistema de forma a atender às novas diretrizes operacionais do SISDABRA.

O projeto de modernização visa à elaboração de conceitos operacionais e especificações técnicas que servirão de base para uma nova concepção sistêmica, incorporando novas tecnologias e arquitetura modular à atual versão implantada, bem como o desenvolvimento de novas funcionalidades de apoio à decisão, pautadas na integração de dados e na troca de informações em um outro patamar de tecnologia, para uma eficiente condução de missões de Defesa Aeroespacial e de Operações Aéreas Correntes.

Além da adoção conceitos de software modular e escalável, que possibilitem incorporar os novos recursos computacionais do mercado e novos componentes para atender às necessidades identificadas ao longo desses 20 anos, a nova concepção visa tornar viável uma atuação institucional das Forças Armadas de forma integrada, proporcionando maior agilidade na tomada de decisão colaborativa para preparo, articulação e emprego dos meios de combate para a Defesa Aeroespacial.  O projeto trará benefícios voltados para um desempenho mais eficaz de diversos Órgãos do SISDABRA, como os Centro de Operações Militares (COpM), o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e o Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1ºGCC).

O Gerente de Operações da CISCEA Bruno Castro explica que o projeto do novo DACOM foi iniciado em 2014 e contou com a participação de uma grande equipe da CISCEA e de representantes de Organizações da Força Aérea Brasileira (FAB) para o levantamento das especificações técnicas e operacionais. “É gratificante ver um projeto tão nobre e importante e que é ainda é parte do sistema de Defesa Aérea do país se tornar algo mais palpável. Após uma pausa no projeto, foram retomadas as ações com forte engajamento e disposição de toda a equipe, para acompanhar, gerenciar e coordenar o projeto desde a fase inicial de especificações até o desenvolvimento e software e implantação”.

  

 

Para o Chefe da Divisão Operacional da CISCEA, Major Aviador Marcio Rodrigues Ribeiro Gladulich, é uma satisfação pessoal participar do desenvolvimento do novo DACOM. “Ao longo de minha carreira operacional, na Aviação de Caça, fui diversas vezes controlado pelo Centro de Operações Militares (COpM) em missões de interceptação ou de combate BVR (do inglês, Beyond Visual Range, ou seja, além do alcance visual). Dessa forma, estar envolvido na concepção de modernização desta importante ferramenta para o SISDABRA é realmente gratificante pelo sentimento de trabalhar em prol de uma nova geração de pilotos e controladores da Força Aérea Brasileira (FAB)”, declarou.

Os passos iniciais do projeto são as interações entre a CISCEA, a empresa contratada e os Órgãos operacionais envolvidos diretamente da utilização do sistema, para definições mais detalhadas e aprovação dos documentos que balizarão as próximas fases de desenvolvimento e implantação do sistema.

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA
1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Fonte: Bruno Castro e Camilla Aguiar (DO/CISCEA)

Fotos: Agência Força Aérea / Divisão Operacional da CISCEA


ACC Brasília agora conta com SAGITARIO implantado pela CISCEA
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Publicado em 03/02/2021 15:23:00
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Na madrugada do dia 19 de janeiro de 2021, entrou em operação no Centro de Controle de Área de Brasília (ACC-BS) a nova infraestrutura de hardware do Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional (SAGITARIO), após implantação realizada pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), em conjunto com a empresa Atech.

 

Com isso, o Centro de Brasília passa a operar com um novo conjunto de máquinas de última geração e com a versão mais recente do SAGITARIO, já com capacidade para suportar os processos da Centralização de Planos de Voo, projeto em pleno desenvolvimento pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

O Gerente de Projetos da Divisão Operacional da CISCEA Francisco Accacio Oliveira da Silva detalha as principais etapas do projeto e explica que essa modernização foi um grande desafio, em função da coordenação complexa para aquisição do hardware no exterior e armazenamento de uma grande quantidade de consoles operacionais e equipamentos, sendo necessários dois contêineres para estocar esse material. “As principais etapas desse projeto contemplam o levantamento em campo, projetos executivos de instalação elétrica e eletrônica, planos e materiais para treinamento, procedimentos e testes de aceitação em campo, voo do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) para validar o sistema, operação assistida, documentação definitiva e garantia”.

 

A partir de agora, a CISCEA e a Atech acompanharão a operação do ACC-BS em uma operação assistida de dois meses. Em seguida, dando continuidade ao contrato daquele sistema, será iniciada a implantação e modernização do Controle de Aproximação de Brasília (APP-BR) com as novas máquinas e versão mais moderna do SAGITARIO, prevista também para entrada em operação ainda este ano.

Para o Presidente da CISCEA, Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, “a atualização do hardware e a instalação da versão mais atual do SAGITARIO no ACC-BS é um importante passo para a implementação da Centralização de Planos de Voo, projeto de extrema relevância do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA,  reforçando o compromisso da CISCEA na implantação de sistemas, equipamentos e infraestrutura de ponta para as atividades de gerenciamento e controle do espaço aéreo brasileiro, em consonância com a visão do DECEA: ser reconhecido como referência global em segurança, fluidez e eficiência no gerenciamento e controle integrado do espaço aéreo”.

 

SAGITARIO

 

O SAGITARIO é um software nacional desenvolvido pela empresa Atech capaz de processar dados de diversas fontes de captação, como radares e satélites, e consolidá-los em uma única apresentação visual para o controlador de voo (ATCO, do inglês Air Traffic Controller). O Sistema trouxe várias inovações em relação ao anterior, X-4000. O software permite, por exemplo, a sobreposição de imagens meteorológicas sobre a imagem do setor sob controle, para acompanhar a evolução de mau tempo em determinada região do país. Os planos de voo também podem ser editados graficamente sobre o mapa possibilitando a inserção, remoção e reposicionamento de pontos do plano e cancelamento o de operações, o que permitirá ao controlador acompanhar melhor a evolução do que estava previamente planejado para o voo.

Além disso, etiquetas inteligentes, por meio de cores diferentes de acordo com o nível de atenção para o cenário, indicam informações essenciais para o controle de tráfego aéreo. Esse novo sistema permite que o controlador de voo tenha mais ferramentas à sua disposição, de forma mais objetiva, facilitando o trabalho do piloto e trazendo mais segurança para o próprio ATCO ao tomar as decisões ou efetuar determinadas autorizações ao comandante da aeronave.

Na prática, as ações decorrentes do sistema poderão controlar uma maior demanda de tráfego aéreo, reverter em menor tempo de voo, redução na emissão de gases com consequente economia para a empresa aérea, o que também reflete no aumento da pontualidade das empresas.  A concepção avançada privilegia também a interação, ao reduzir os comandos de teclado, permitir maior concentração e diminuir a fadiga do controlador.

O sistema SAGITARIO já está em funcionamento desde 2010 em cinco Centros de Controle de Área (ACC), 20 Centros de Controle de Terminal (APP) e dois Centros de Instrução (Instituto de Controle do Espaço Aéreo - ICEA e Escola de Especialistas da Aeronáutica - EEAR).

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA
1º Tenente Camille Barroso
Fonte e Fotos:  Francisco Accácio (DO/CISCEA)


Visite a página especial da FAB que conta a história de seus 80 anos
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Publicado em 27/01/2021 20:24:00
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Nossa jornada continua rumo ao futuro.

Conheça a página especial criada para comemorar os 80 anos da FAB, que conta a história, traz um vídeo em homenagem à essa data, destaca as personalidades da aviação e, ainda, a publicação de um álbum de fotos comemorativo.

https://www.fab.mil.br/80Anos/


Aniversário de 80 anos do Comando da Aeronáutica
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Publicado em 27/01/2021 19:54:00
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O crescimento da atividade aérea evidenciou a premente necessidade de um Poder Aéreo uno e indivisível

 

 

Em 23 de outubro de 1906, sob o olhar de uma plateia admirada, o brasileiro Alberto Santos Dumont voou com o seu 14-BIS.
 
Logo, o Patrono da Aeronáutica Brasileira seria imortalizado por prever o primordial papel da Navegação Aérea na integração, união e amizade entre os povos.
 
Além disso, o Pai da Aviação alimentava a crença de que o Brasil deveria assumir as responsabilidades pertinentes ao país berço da Aeronáutica.
 
O crescimento da atividade aérea evidenciou a premente necessidade de um Poder Aéreo uno e indivisível, e mostrou o quão acertadas foram as previsões do insigne mineiro de Cabangu.
 
Em 20 de janeiro de 1941, a aproximação das Asas da Aviação Naval e da Aviação Militar permitiu que uma nova instituição alçasse voo solo. Nascia o Ministério da Aeronáutica.
 
Começando pelo jurista Joaquim Pedro Salgado Filho, nosso primeiro Ministro; passando por Nero Moura, Patrono da Aviação de Caça; Eduardo Gomes, Patrono da Força Aérea Brasileira; Casemiro Montenegro Filho, criador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica; Nélson Freire Lavénere-Wanderley, Patrono do Correio Aéreo Nacional; e tantos outros, todos esses que nos antecederam estiveram irmanados por uma inigualável identidade de propósitos e a firme convicção do valor estratégico de um forte Poder Aeroespacial.
 
Assim, com o olhar sábio que vislumbra o amanhã e não se curva ante os desafios, os Pioneiros do Correio Aéreo Nacional partiram para o interior do país, buscando na integração nacional a ferramenta ideal para acelerar o crescimento econômico do país.
 
Nos céus da Itália, os integrantes do 1º Grupo de Aviação de Caça e da 1ª Esquadrilha de Ligação e Observação participavam do esforço de guerra na defesa dos valores da democracia e da autodeterminação dos povos. Cessado o conflito, em suas bagagens trouxeram inestimáveis lições de patriotismo, desprendimento e a coragem testada no fragor dos campos de batalha.
 
Os anos se passaram e o veloz amadurecimento no emprego do vetor aéreo fez o Ministério da Aeronáutica ganhar destacada importância nos campos social, político e econômico do país.
 
Ao longo de oito décadas, assistimos ao vertiginoso crescimento da Infraestrutura Aeroportuária e da Aviação Civil, e, com singular engenhosidade, à implantação de um Sistema de Controle do Espaço Aéreo, integrado e econômico, mantendo, assim, o nosso compromisso com a inviolabilidade dos céus do Brasil.
 
Ao identificar a correlação entre ensino, pesquisa e indústria, nossa Instituição criou escolas de excelência e consolidou um respeitável Parque Industrial Aeronáutico, com o Centro Técnico Aeroespacial, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica e a EMBRAER, gerando um legado absolutamente valioso para o desenvolvimento tecnológico do país.
 
Nessa trajetória evolutiva, passamos pelo ano de 1999, quando, sob a denominação de Comando da Aeronáutica, e subordinados ao Ministério da Defesa, mantivemos firme nossa proa rumo ao futuro.
 
Hoje, a Aeronáutica prossegue buscando a vanguarda da modernidade, consciente de que a perenidade de uma instituição estrutura-se em uma sólida base, construída a partir do incansável trabalho que transforma suor em conquistas e resiste ao tempo, graças à consciência dos benefícios de que é capaz de produzir para toda uma sociedade.
 
Em seus 80 anos, a Força Aérea Brasileira continua sendo as “Asas que Protegem o País”.
 
Uma Força que une todos os credos e sotaques, garantindo a mobilidade da tropa, o reabastecimento em voo, a consagrada missão de busca e salvamento, o transporte de órgãos e o atendimento aos importantes compromissos internacionais.
 
Somos as “incansáveis asas” formadas por militares que, muitas vezes, de forma anônima e solitária, ocupam seus consoles para assegurar o controle do nosso espaço aéreo, de nossas modernas aeronaves KC-390 Millennium e, em breve, dos caças F-39 Gripen, formando, juntos, um conjunto harmônico para aumentar a capacidade do Brasil de projetar o Poder Aeroespacial Estratégico nos 22 milhões de quilômetros quadrados sobre os quais temos a missão constitucional de controlar, defender e integrar.
 
Somos também as “asas altaneiras” que reverenciam e se fortalecem pelo trabalho diuturno, árduo e dedicado dos civis e militares da Administração e Finanças, da Infantaria que nos protege, do Ensino, do arcabouço Logístico quase inimaginável em cada decolagem, da Saúde que nos empresta suas mãos humanitárias, dos diversos quadros de Apoio da Aeronáutica e muitos outros que mantêm o Comando da Aeronáutica em voo ascendente.
 
Somos a Força da nossa gente, que enfrenta as intempéries amazônicas, atuando desde São Gabriel da Cachoeira até Fernando de Noronha, do Oiapoque até Uruguaiana, indiferentes aos rigores térmicos, longe de seus familiares, cruzando os fusos verdes e amarelos deste País, inspirados pelo amor ao próximo, pelo senso do dever, vigilantes na tutela de nossos mais autênticos preceitos.
 
Guardiões do Poder Aeroespacial Brasileiro!
 
No dia em que celebramos os 80 anos de criação do Comando da Aeronáutica, recebam minha mais expressiva e sincera manifestação de orgulho em comandá-los.
 
No momento em que o passado se encontra com o presente, concito-os a seguirem em frente, firmes, concentrados e serenos, transformando os desafios do dia a dia em constantes estímulos, pavimentando de grandeza a trilha de realizações daqueles que, por vocação, com sacrifícios e lutas, legaram a nós esta Força Aérea – forte, coesa, vibrante – devotada ao futuro do Brasil.
 
Parabéns ao Comando da Aeronáutica pelo seu aniversário de criação!
 
Que Deus continue a iluminar nosso caminho rumo a um futuro promissor!
 
 
 
Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Comandante da Aeronáutica